A Igreja nos ensina que “no venerável sacramento da Eucaristia […] está contido o Cristo inteiro em cada espécie e sob cada parte da espécie” (Concílio de Trento, s.XIII, cân. 3: DH 1653); mas será que realmente nós, cristãos católicos, acreditamos nisso?
Muitas vezes, tenho a impressão de que nós participamos da Santa Missa como se fosse apenas um simbolismo e não o verdadeiro sacrifício de Cristo. O mesmo sacrifício que Jesus fez por nós, em sua morte de cruz; pois, em cada Santa Missa, através do sacerdote, é atualizado o sacrifício de Jesus; o cordeiro que se imola para a remissão de nossos pecados.
Precisamos participar desse momento com mais piedade e devoção e não somente para cumprir preceitos, pois é o próprio Jesus que se oferece por amor a mim e a você, pela nossa salvação. Devemos adorar a Jesus como Ele merece ser adorado.
A Eucaristia é o próprio Cristo! Como nos portar diante de tal mistério?
Existe uma história de São Filipe Néri que nos ajuda a entender como devemos nos portar diante de Jesus eucarístico, sobretudo na Santa Missa. São Felipe Neri percebendo que as pessoas participavam da missa por participar e, muitas vezes, comungavam e já iam embora, ele teve uma inspiração. Durante uma celebração eucarística, após ter percebido que um homem recebeu a Sagrada Comunhão e já estava saindo da igreja; e esse parecia não ter respeito pela Presença de Jesus, que tinha acabado de receber, pediu a dois coroinhas que, com velas acesas, fossem atrás daquele homem. Depois de um tempo andando pelas ruas de Roma, o homem percebeu que dois coroinhas estavam o seguindo. Com isso, o homem voltou à igreja e perguntou a Filipe Néri porque os dois coroinhas estavam atrás dele. São Filipe Néri respondeu: “Temos que prestar o devido respeito a Nosso Senhor, que você está levando com você. Como você se recusou a adorá-Lo, mandei os dois acólitos para fazer isso”. O homem envergonhado com a resposta recebida, resolveu, das próximas vezes, ficar mais consciente sobre a presença de Deus dentro dele.
Por isso, convido também você a ficar mais consciente da presença de Jesus na Eucaristia e sempre depois da comunhão. No seu momento de oração, pedir a Jesus o dom da fé e a graça de adorar a Jesus como Ele merece ser adorado. Sua experiência com Jesus Eucarístico será outra.
Canção Nova
Foto ilustrativa: wideonet by Getty Images