Vigília de Pentecostes pela unidade dos cristãos com participação especial do Papa

Compartilhe essa Pagina

Neste domingo (5), na Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco vai presidir a missa na Basílica de São Pedro. A transmissão ao vivo da Rádio Vaticano – Vatican News, com comentários em português, começa às 10h na Itália, 5h no horário de Brasília. Já na noite deste sábado (4), a Vigília Ecumênica de Pentecostes organizada pelo Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica (Charis) e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, também vai contar com a participação especial do Papa e de Ignatius Aphrem II, Patriarca Ortodoxo Sírio de Antioquia e de todo o Oriente.

Oração pela unidade dos cristãos

O encontro on-line está sendo precedido pela “Semana de Oração” pela unidade dos cristãos, em preparação a Pentecostes, para invocar o Espírito Santo e uma nova efusão sobre a Igreja e o mundo. Os organizadores da iniciativa têm indicado os participantes a dedicar pelo menos 15 minutos de oração pessoal por dia, na privacidade de casa ou numa capela, concluindo a oração com o Vem Espírito Criador’. Um texto da Palavra de Deus para meditar todos os dias está sendo disponibilizado no site da Charis com um pequeno comentário para ajudar na oração.

Rezar pela paz

Em comunicado sobre o evento, os organizadores reforçam que, assim como no ano passado, tanto na Semana de Oração como na Vigília Ecumênica de Pentecostes, será o Espírito Santo a guiar e inspirar a oração: “imploraremos a sua presença por um mundo que está sofrendo tantas mortes devido a uma pandemia global e que está atualmente sendo abalado por uma guerra injusta e injustificável. A oração ao Espírito Santo é hoje mais urgente e necessária do que nunca”. O convite, então, se estende ao mundo inteiro e com a facilidade de se unir em modalidade virtual, direto da família, em casa, do grupo de oração, da comunidade, “em um fervoroso apelo pela paz que só o Espírito pode dar”.

O Espírito Santo, já lembrava o Papa ao se dirigir à Charis e à toda a Renovação Carismática em 8 de junho de 2019, “é Aquele que realiza a unidade na Igreja, mas também a diversidade. É interessante a personalidade do Espírito Santo: Ele faz a maior diversidade com os carismas, mas depois faz com que esses carismas, em harmonia, se encontrem em unidade. Pois, como diz São Basílio, ‘o Espírito Santo é a harmonia’, dá a harmonia, na Trindade, e também entre nós“.

Programe-se para a Vigília

A Vigília será transmitida ao vivo, em portuguêsespanholinglêsitaliano e francês pelos canais oficiais da Charis no Facebook e no YouTube e sem necessidade de cadastro para participar. Começa às 21h em Roma, 16h no horário de Brasília. O momento on-line e ecumênico de oração será realizado de três lugares diferentes para invocar o Espírito Santo: começa por Burkina Faso, na África, passa para a Austrália, na Oceania, e termina no Líbano, na Ásia.

Vatican News

Mais Artigos