Como crescer na virtude da paciência?

Compartilhe essa Pagina

Há muita gente que se orgulha dos vícios que possui e fala das virtudes como motivo de vergonha.

“Eu sou teimoso mesmo. Se sei que estou certo, não me dobro, vou até o fim na minha opinião.”

“Gato escaldado tem medo de água fria. Eu mesmo não confio em ninguém.”

“Fulano é um coitado. O povo abusa da bondade dele e ele sempre perdoa. Pise no meu calo para ver. Podem se passar dez anos que eu não esqueço.”

A falta de paciência

Muito possivelmente a paciência seja a virtude que mais sofra com isso. Nas redes sociais, nos filmes, nas conversas cotidianas, a falta de paciência – seja para lidar com as pessoas, seja para esperar por algo – é exaltada como própria das pessoas de personalidade, de iniciativa, gente forte e firme, o “líder da matilha”, que resolve e “bota a coisa para andar”.

“Eu não tenho paciência mesmo! Canso de brigar na fila do banco quando passa dos dez minutos.”

“Detesto trabalho em grupo, porque não tenho paciência para esperar pelo outro. Aí vou e faço tudo sozinho.”

Ser paciente é ser fraco, frágil, sem energia, coisa de quem se deixa conduzir pela vida e pelos outros, de quem não tem personalidade. Nada mais distante da verdade! Como é regra, o que é sabedoria para o mundo é loucura para Deus e vice-versa.

Exemplos de paciência

São Paulo coloca a paciência como o primeiro dos atributos do amor no famoso hino do capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios; Santa Teresa d’Ávila escreveu que “a paciência tudo alcança” e Santo Agostinho disse que “não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”; São Gregório Magno disse que “todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciência” e Santo Antônio disse que “a paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação”.

Para encerrarmos os exemplos dos santos, vale refletir sobre o belíssimo exemplo de São Francisco de Sales, conhecido pela sua mansidão e paciência. Depois da sua morte descobriram que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque seu temperamento era forte e ele preferia arranhar a mesa a responder sem mansidão e perder a paciência com as pessoas.

Seja firme para suportar

Você quer ser paciente? A receita é simples, mas demorada: a cada provação que vier, a cada pessoa irritante que aparecer, a cada demora de Deus, decida suportar com amor, decida ser paciente POR CAUSA DE CRISTO.

É o motivo sobrenatural que muda tudo.

Quem cultiva a virtude da paciência tendo como motivo relacionar-se bem com as pessoas, ser educado, exercer bem seu trabalho ou qualquer outra razão humana, tornar-se-á paciente após um longo treinamento, mas sempre haverá um estopim, um limite após o qual a pessoa considerará justo “perder a paciência”. É aquela mãe que suporta a teimosia e a malcriação do filho pequeno, mas que depois de um certo tempo perde a compostura e deixa-se levar pela ira, ou o atendente de telemarketing que estabeleceu como limite para si um certo número de ofensas recebidas por dia e, depois de ultrapassado o limite, muda a sua forma de se comunicar com os clientes, tornando-se mais áspero e deixando de lado a boa vontade.

Seja como os santos: alcance a virtude da paciência

Se você realmente quer se tornar uma pessoa paciente, faça todo o necessário, vença a si mesmo, sua ira, sua pressa, por causa de Cristo. Quem busca as virtudes, sejam elas quais forem, por amor a Cristo, crescerão até o inimaginável, além daquilo que seria impossível para qualquer pessoa. Foi isso que viveram os santos: eles alcançaram heroísmo nas virtudes por conta do muito amor que tinham por Jesus. Olhando para a paciência de Cristo, buscaram eles mesmos suportar com paciência todos os reveses e provações, todas as dores e humilhações.

Você pode começar isso hoje, agora mesmo. “Engatilhe” um ato de paciência. Prepare-se para responder com mansidão quando sua paciência for provada da próxima vez. Não se preocupe, não vai demorar. Quando isso acontecer, prepare-se novamente, pedindo a graça a Deus, suplicando ao Senhor que lhe de forças para ser paciente, que por amor a Jesus Cristo você suporte com paciência o que vier a perturbar sua vida naquele dia.

Repita o ato de paciência e renove a motivação – por amor a Jesus Cristo – quantas vezes por dia forem necessárias. Faça isso todos os dias até o fim de sua vida.

Este é o segredo dos santos.

Canção Nova

Foto Ilustrativa: splendens by Getty Images / cancaonova.com

Mais Artigos