O Espírito Santo é fonte de Santidade para os corações

Compartilhe essa Pagina

A Igreja ensina que o “Espírito Santo é a fonte e o doador de toda santidade” (CIC 749) e que “todos são chamados à santidade” (CIC 2013), pois, como está nas Sagradas Escrituras, “deveis ser perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5,48). Porém, a realidade de santificação não é possível somente pelas forças humanas, mas, necessariamente, depende da força do Espírito Santo, da graça de Deus.

São Paulo faz a seguinte indagação ao escrever para os Coríntios: “não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós?” (1Cor 6,19). Ou seja, no ser humano habita o Espírito Santo, o Santificador. Este é um mistério de amor indescritível, de um Deus Soberano e Imenso, que na sua infinita bondade faz morada no homem, por amor.

A Igreja afirma que “Cristo é o verdadeiro templo de Deus, (…), pela graça de Deus, também os cristãos se tornam templos do Espírito Santo” (CIC 1197), assim, “é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito” (CIC 364). Desta forma, trazemos conosco a graça de sermos habitados pelo Espírito Santo.

O Espírito Santo age em nós

O Espírito Santo, que habita em nós, nos impulsiona a todo momento para a santidade. Ele age em nós e através de nós. Ele é Aquele que nos modela na santidade. O Espírito Santo trabalha as realidades mais profundas do nosso interior, ao agir em nosso ser e nos curar e libertar. Porque Ele é o Santificador e também o Consolador. Assim, todo aquele que se abre a experiência do Espírito tem a sua vida totalmente transformada.

O Espírito Santo nos leva à santidade

A Igreja ensina que “o progresso espiritual tende à união sempre mais íntima com Cristo” (CIC 2014). Esse caminho é possível pela ação do Espírito Santo porque ninguém só por si mesmo se santifica, mas, conforme afirma o Papa Francisco na Gaudete et Exsultate, no número 21: “Cada santo é uma mensagem que o Espírito Santo extrai da riqueza de Jesus Cristo”. Ou seja, existe um movimento de unidade entre o homem e Deus no Espírito Santo que o conduz sempre para a santidade.

A santificação pela ação do Paráclito é essa relação do homem com Deus, já que, “pela graça do Batismo ‘em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’ (Mt 28,19) somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na terra” (CIC 265). Assim, ninguém está sozinho, pois o Senhor que dá a vida é o mesmo que a sustenta.

Portanto, o Espírito Santo transforma e santifica os corações e os tornam capazes de entrar na comunhão com a Santíssima Trindade, para que sejam santos.

Deixemo-nos ser conduzidos pelo Santificador, o Espírito Santo.

Canção Nova

Foto Ilustrativa: SweetGrace by Getty Images / cancaonova.com

Mais Artigos