Como ter um momento para orar a Deus diariamente?

Compartilhe essa Pagina

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.” (Mateus 6,3-4)

Santo Agostinho, referindo-se a este trecho da Sagrada Escritura, explica que “fechar a porta para orar em segredo” não significa apenas fechar a porta material da própria casa, por exemplo, mas, principalmente, fechar a porta da vontade própria e de todas as coisas: negócios, preocupações, cuidados e desejos que nos separam de Deus para unir-se intimamente a Ele.

Aprenda a orar em qualquer lugar

Isso é maravilhoso! Mas fico pensando como colocar isso em prática diante de uma vida tão corrida, como a maioria de nós temos? E quando, por exemplo, estamos sem vontade nem ânimo para rezar? A resposta é esta: reze como conseguir, mas reze!

Eu mesma, várias vezes, rezo o terço no metrô, indo para o trabalho, e vou tentando, durante o dia, alimentar minha intimidade com Deus em meio às atividades. É ótimo quando consigo me retirar para “fechar a porta e orar em segredo”, mas isso nem sempre é possível. Então, vou lutando para rezar como posso, porque vida de oração é uma conquista diária, e como nenhuma conquista é isenta de lutas, também é preciso lutar para ser orante.

Aliás, Santa Teresa de Jesus afirma, em sua autobiografia, que oração e vida cômoda não combinam em nada, e lembra ainda que uma das maiores vitórias do demônio é convencer alguém de que não precisa rezar. Ou seja, quando o assunto é vida de oração, é preciso ter consciência de que se trata de uma luta espiritual e, para vencê-la, o único caminho é rezar, com ou sem vontade, seja em um lugar reservado ou não. Deus, que conhece o nosso coração, anseia para estar em intimidade conosco, mas também nos acolhe enquanto estamos a caminho.

Oração

Senhor, eu Te agradeço, porque és um Deus bom e misericordioso, e peço que convertas meu coração para que nada me separe de Ti. Renova em minha alma, neste dia, e a sede por estar em Tua presença, e ajuda-me a priorizar a oração em minha vida. Sim, eu sei que posso e devo fazer escolhas que favoreçam meu encontro Contigo. Ajuda-me a colocar este propósito em prática. Amém!

Canção Nova

Mais Artigos