Como fazer uma oração de renúncia e purificação?

Compartilhe essa Pagina

Oração de renúncia e de purificação são dois momentos importantes na vida espiritual de qualquer cristão, principalmente para aquelas pessoas que exercem o ministério de Cura e Libertação. Neste breve artigo, iremos entender um pouco mais sobre essas orações. Contudo, para isso é necessário que entendamos o que é oração. O Catecismo da Igreja Católica explica que oração é a “elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes” (CIC § 2559). Com isso, entende-se que a oração é um pedido do homem a Deus por alguma necessidade ou por uma graça, um dom.

Fundamentos bíblicos sobre renúncia e purificação

A bíblia, no livro do Apocalipse revela que houve uma guerra no céu e por consequência dessa guerra os anjos maus foram expulsos do céu e mandados para a terra, como pode-se notar: “Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou maus um lugar para eles no céu. Foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada – foi expulso para a terra, e seus Anjos foram expulsos com ele” (Ap 12, 7-9).

Esses anjos que descaíram para a terra, são chamados de demônios, sua principal e única missão é induzir o homem a desobedecer a Deus (cf. CIC § 394). Esses demônios são adversários dos homens (cf. 1 Pd 5,8); Satanás é conhecido como homicida desde o princípio (cf. Jo 8, 44), tentador (cf. Mt 4, 3), mentiroso e pai da mentira (cf. Jo 8, 44). Satanás e seus demônios estão numa luta contínua, a fim de, tentar o homem e essa luta dos demônios contra o homem “há de continuar até o último dia” (GS n. 37). Diante dessa realidade, o homem vive uma constante luta espiritual contra Satanás e seus anjos. Dessa forma, é importante a oração de renúncia, seguida da oração de purificação.

A oração de renúncia

O grande e solene ato de renúncia acontece no sacramento do Batismo. A palavra renúncia pode ser substituída por expressões equivalentes, tais como: lutar contra, deixar de lado, abandonar, combater, dizer não, não querer (cf. Prespiteral n. 68). E o motivo dessa renúncia é o desejo de viver uma vida na liberdade dos filhos de Deus. Sendo assim, pode-se observar a estrutura da oração de renúncia realizada no sacramento do Batismo e com isso realizar em outros momentos orações de renúncia.

O rito do Batismo convida a pessoa que está sendo batizada a renunciar ao pecado, a renunciar a tudo que causa desunião, a renunciar ao demônio, autor e princípio do pecado (cf. Prespiteral n. 69). Além dessas súplicas, pode-se optar por estas: dizer não ao demônio e às suas armadilhas, abandonar tudo o que impede o povo de Deus de viver como irmão, deixar de lado tudo o que desvia do caminho de Jesus Cristo, renunciar à escravidão do pecado e toda opressão, renunciar ao egoísmo e à injustiça, renunciar às ilusões deste mundo e às tentações do espírito maligno (cf. Prespiteral n. 397-399).

É importante destacar que a oração de renúncia tem como objetivo libertar do mal as pessoas e as obras de Deus, manter o mal afastado das obras de Deus e de seus filhos. Sendo assim, essa oração pode ser também de forma espontânea, deixo aqui algumas dicas de como iniciar uma oração de renúncia: iniciar com o Veni Creator; depois consagrar o momento ao Preciosíssimo Sangue de Jesus e a Nossa Senhora; em seguida fazer a oração de São Bento, a oração de São Miguel Arcanjo, depois pedir perdão pelos pecados e omissões pessoais, por fim fazer uma oração de renúncia pessoal e espontânea, dependendo das circunstâncias do momento.

A oração de purificação

A oração de purificação, assim como a de renúncia pode também ser feita de forma espontânea, seguindo de acordo com o que irá renunciar, como por exemplo atividades que exerceu, contato com coisas que ferem a fé católica. Além disso, você pode pedir a intercessão dos seus santos de devoção, dos Arcanjos e da Virgem Maria, para que eles possam combater também com você.

Uma breve fórmula que pode ser seguida é q de você dizer seu nome e se confiar ao nome poderoso de Jesus, pedindo que saiam de você, da sua casa, da sua família, do seu trabalho, do seu ministério e dos seus amigos (aqui você pode acrescer situações que deseja serem purificadas), toda e qualquer força do mal que você possa ter tido contado e contaminado a vocês. Ordene que tudo o que não faz bem para você e que desagrada a Deus, vá para os pés da Cruz de Cristo.

Continue ordenando que saia toda fúria do inimigo e todo dardo inflamado lançado contra seus bens materiais, contra o seu físico, contra sua mente ou seu espírito. Você pode terminar afirmando que neste momento você é lavado com o preciosíssimo sangue de Jesus para que você seja purificado de toda e qualquer impureza. Que o Espírito Santo reine na sua vida e na sua família e que Deus tenha o senhoria sobre você e tudo o que te pertence. Amém!

Oração de purificação pelo Sangue de Jesus

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Senhor Jesus eu me coloco aos pés de Tua Cruz, clamando o Teu Sangue precioso, juntamente com todos os meus irmãos que rezam comigo, coloco também toda a minha família, os meus bens, meus negócios, todas áreas da minha vida e todas as pessoas, projetos e ministérios sobre os quais tenho autoridade. Peço-te Senhor Jesus, que o Teu Sangue redentor, que jorrou de Teu corpo santo nos lave e nos purifique de todo o mal e de toda possível contaminação espiritual que possa ter chegado até nós. Peço-te que o Teu Sangue redentor nos cubra e nos sele para nos proteger de toda e qualquer investida de satanás e de outros espíritos malignos. Pelo Teu nome poderoso, pelo Teu Sangue redentor, por Tuas santas chagas e pela intercessão da Virgem Maria peço-te que expulses todos os espíritos maus presentes e ocultos de todos nós e de tudo que diz respeito a cada um de nós em particular, de forma direta e indireta. Peço-te Senhor Jesus, pela autoridade de Teu nome e de Teu Sangue, que proíbas qualquer mal e espíritos malignos que tenham nos deixado ou deixado as pessoas ou causas que rezamos voltem a perturbar qualquer um de nós e as demais pessoas alcançadas pelas nossas orações. Coloca-nos Senhor dentro da chaga do Teu coração para que fiquemos protegidos de todo e qualquer mal e malefícios. Senhor Jesus eu tomo posse de toda bênção derramada sobre mim e minha família.

Ó Sangue e Água que jorrastes do lado aberto de Jesus como fonte de misericórdia para nós, lava-nos, purifica-nos e santifica-nos. Jesus, eu confio em vós! (três vezes)

Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Referências Bibliográficas:

BÍBLIA. Português. Tradução da Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002. 2206p.

CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.

CONSTITUIÇÃO PASTORAL GAUDIUM ET SPES. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. São Paulo: Paulus, 1997.

PRESBITERAL. Petrópolis: Vozes, 2007.

MINISTÉRIO DE ORAÇÃO POR CURA E LIBERTAÇÃO. Clamor por libertação. RCCBRASIL, 2015.

Mais Artigos