O Papa à Cáritas Argentina: amar e servir seguindo os sinais dos tempos

Compartilhe essa Pagina

O Caminho 2021 é um momento de discernimento comunitário em diferentes etapas que ocorre a cada três anos e envolve todos os agentes pastorais da Cáritas Argentina operadores em todos os níveis (paroquial, diocesano, nacional), líderes de projetos, parceiros de missão para uma reflexão e escuta mútua, à luz do Espírito para avaliar os desafios presentes e futuros.

O Papa Francisco também se uniu a este caminho comunitário e sinodal em meio à vida e à esperança das comunidades do país com uma mensagem em vídeo de saudação, proximidade, felicitações e de encorajamento:

O Caminho 2021 é um processo sinodal que fazemos a cada três anos, uma experiência de “saída”, escutar-nos e discernir como amar e servir mais concretamente de acordo com o tempo e as circunstâncias. E, sobretudo, vendo os sinais dos tempos e lugares.

Hoje, em uma época de pandemia, o Caminho é uma oportunidade para compartilhar as lições aprendidas, encorajar uns aos outros e reacender a espiritualidade do serviço, colocando mãos, olhos e coração – escrevem os organizadores – para encontrar respostas profundas e adequadas às necessidades da humanidade de hoje. Portanto, “sonhar juntos, superar adversidades e discernir novos percursos”. O Caminho 2021 nos convida – explicam os organizadores – a uma viagem dentro de cada um de nós para rezar, agradecer, pedir e encontrar paz e alívio n’Aquele que faz todas as coisas novas e nos diz: ‘O que quer que façais pelo menor destes que são meus irmãos e irmãs, fazei-o comigo’. Convida-nos a caminhar juntos como discípulos missionários, e assim ser aquela Igreja refletida no lema: ‘Somos Cáritas: presença que cura, laços que unem e ousadia que transforma'””.

Por sua vez, a Cáritas Argentina explica que o Caminho 2021 tem dois processos: por um lado, a peregrinação de imagens da Virgem Maria e José com o Menino através de cada região e cada diocese, percorrendo cidades e comunidades “despertando a alegria e a esperança que vem da fé popular”. E, por outro lado, o discernimento pastoral de cada comunidade que leva a propostas e pedidos “que nos ajudam a identificar os sinais que Deus está despertando em cada lugar e a continuar a aprofundar as diretrizes pastorais para a Caridade da Igreja”.

Vatican News

Mais Artigos