Papa encoraja a ter fé no poder da oração das crianças

Compartilhe essa Pagina

“No próximo domingo, 18 de outubro, a ‘Fundação Ajuda à Igreja que Sofre’ promove a iniciativa ‘Pela unidade e a paz, um milhão de crianças rezam o terço’. Encorajo esta bela manifestação que envolve as crianças de todo o mundo, que rezarão especialmente pelas situações críticas causadas pela pandemia.”

Dessa forma o Papa Francisco, ao final do Angelus de domingo (11), também incentivou a adesão das crianças de diferentes países para participar da campanha de oração. O próprio João Paulo II, na sua carta apostólica sobre o rosário escreveu que, rezar o terço, “por natureza, é uma oração orientada para a paz, precisamente porque essa oração consiste na contemplação de Cristo que é ‘a nossa paz”.

Em situações difíceis como a crise sem precedentes que estamos vivendo, disse o presidente internacional da Fundação Pontifíca, card. Mauro Piacenza, em carta dirigida às crianças, “é muito importante trabalharmos juntos e ajudarmos uns aos outros”.

O dia 18 de outubro

A data de 18 de outubro foi escolhida porque, além do mês ser tradicionalmente do rosário, o dia 18 é a Festa de São Lucas Evangelista. Segundo a tradição, ele está perto de Nossa Senhora, a Mãe de Deus. O convite é extensivo às paróquias, às catequistas e às famílias. E já que a iniciativa acontece de domingo, escolas, creches e professores poderão participar na segunda-feira sucessiva, 19 de outubro.

Em comunicado, a fundação lembra que o material para a campanha de oração está disponível em 27 línguas, entre elas, o português, mas também o árabe e vários idiomas africanos, visto que é prevista uma participação extensiva de 80 países de todos os continentes. O site oficial da campanha mundial oferece um kit especial para download com guia de oração, páginas para colorir e orientações sobre como rezar o rosário.

A campanha de oração no Brasil

No Brasil, por exemplo, o Frei Rogério Lima, assistente eclesiástico da fundação, vai rezar o terço junto com as crianças durante uma live, transmitida ao vivo às 15h do domingo (18), no canal da entidade pelo YouTube e Facebook.

O início da campanha

Essa campanha de oração do terço começou no ano de 2005, num santuário em Caracas, na Venezuela, quando foi lembrada uma promessa de São Pio de Pietrelcina: “quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo irá mudar”. Desde 2005, então, ganhou o apoio da Fundação Pontifícia que organiza o evento em nível mundial há 2 anos, ao fornecer o material para a oração mariana destinado a paróquias, grupos de crianças e famílias.

Vatican News

Mais Artigos