Peregrinação virtual: em formato inédito, Santuário de Lourdes reúne milhões de fiéis neste dia 16

Compartilhe essa Pagina

Está marcada para esta quinta-feira, 16 de julho, a primeira peregrinação online global do Santuário Internacional de Lourdes, na França. Os organizadores do “Lourdes United” esperam reunir milhões de pessoas de todo o mundo num único percurso virtual até a Gruta das Aparições de Nossa Senhora, uma oportunidade em que as câmeras irão entrar no coração do espaço católico. Serão 15 horas de transmissão ao vivo, em 10 idiomas diferentes, entre eles, o português: começa às 7h na hora francesa, 2 da madrugada no horário de Brasília, e se estende até às 22h, 17h no horário de Brasília.

A programação da e-peregrinação global

A data marcada para o evento inédito comemora a última aparição de Nossa Senhora de Lourdes à Santa Bernardette. A programação será dividida em várias atividades, entre celebrações, procissões, orações, terços e testemunhos de fiéis e personalidades religiosas sobre a importância de Nossa Senhora de Lourdes na vida pessoal. Um novo programa de TV será transmitido ao vivo das 16h às 18h, no horário local, com intervenções sobre os temas da solidariedade, além de reportagens, vídeos de arquivo e música ao vivo.

Como participar do Lourdes United

Para participar da peregrinação online basta acessar as plataformas oficiais do Santuário durante todo o dia 16 de julho e de qualquer parte do mundo. Vale ressaltar que os fiéis também podem enviar intenções de oração que serão depositadas na Gruta – inclusive dá para solicitar que uma vela seja adicionada ao pedido.

A campanha online de doação

Apesar da reabertura parcial neste período, o Santuário de Lourdes também procura usar a peregrinação online como um pedido de apoio e colaboração financeira, visto as dificuldades vividas durante mais de dois meses fechado – pela primeira vez na sua história – por causa da pandemia. “Lourdes sem peregrinos é uma Lourdes sem recursos para realizar a sua missão” e para manter o Santuário e garantir o trabalho dos 320 funcionários motiva para a generosidade dos peregrinos. Os prejuízos já são calculados em cerca de 8 milhões de euros.

O site oficial recorda que anualmente o espaço “mobiliza cerca de 100 mil voluntários para receber 3 milhões de peregrinos, incluindo mais de 50 mil doentes e deficientes”. A peregrinação online será, então, uma mobilização global para ajudar Lourdes a se reerguer e se preparar para o futuro através de “todos aqueles que, nos quatro cantos do mundo, veem Lourdes como um farol de fé, compromisso, partilha e esperança. O mundo enfrenta uma crise econômica e social sem precedentes, aliada a uma busca sem precedentes de significado. A fraternidade, a generosidade e a esperança que o Santuário carrega há 162 anos nunca foi tão essencial”.

Vatican News

Mais Artigos