Santa Sé assegura apoio a soluções negociadas no Oriente Médio

Compartilhe essa Pagina

O encarregado da missão do observador permanente da Santa Sé junto à Onu em Nova York, Mons. Fredrik Hansen, pronunciou-se com uma declaração na quarta-feira (22/01) no debate aberto no Conselho de Segurança das Nações Unidas, realizado nos dias 21 e 22 de janeiro sobre a situação no Oriente Médio e a questão palestina.

A Santa Sé assegura à comunidade internacional seu apoio para as iniciativas voltadas ao progresso das “soluções negociadas” e seu compromisso em favor da paz.

Diálogo e abordagem holística para crise da Região

O fio condutor de suas palavras foi o recente discurso do Papa Francisco ao Corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé (09/01), no qual o Santo Padre renovou sua preocupação por esta Região do mundo, de onde desde o início do ano continuam chegando notícias preocupantes.

Em particular, a referência era o aumento da tensão entre o Irã e os EUA, bem como a crise no Iraque e Líbano, com o risco de “criar as bases de um conflito de mais vasta escala que todos queremos poder esconjurar”, afirmava.

Portanto, é da “máxima importância”, disse Mons. Hansen, que estes desafios sejam enfrentados com abordagem holística, bem como o compromisso da comunidade internacional no âmbito de um diálogo aberto e construtivo, baseado nos princípios nos quais as Nações Unidas foram construídas 75 anos atrás.

Manter o status quo sobre os lugares santos

O representante vaticano evidenciou ainda que a Santa Sé e o Papa continuam mantendo uma atenção particular pela Cidade Santa de Jerusalém, “a sua vocação de cidade da paz”. Em seguida, ressaltou o apelo, feito repetidamente também por esta Organização, a “manter o status quo dos lugares santos de Jerusalém, estimados por judeus, cristãos e muçulmanos”, e importantes para o patrimônio cultural de toda a família humana.

A urgência de que toda a comunidade internacional reconfirme seu compromisso em apoio ao processo de paz palestino-israelense tinha sido evidenciada com força pelo Papa no referido discurso ao Corpo diplomático. E o secretário geral no Relatório de dezembro dizia que a triste alternativa é que a situação é destinada a piorar constantemente, “diminuindo ulteriormente a viabilidade da solução de dois Estados” baseada nos limites territoriais de 1967.

Poderia aplicar-se a toda a região o que o Papa Francisco afirmou recentemente em relação a Israel e à Palestina. E no mundo inteiro – no limiar dos 75 anos da Onu –, onde muitas pessoas se encontram em dificuldade e esperam paz, segurança e prosperidade.

Síria e Iêmen

O olhar do Papa tinha se dirigido também à Síria. É preciso contrastar “o véu de silêncio que corre o risco de estender-se sobre a guerra que devastou” o país na última década, pedia o Papa exortando a encontrar soluções adequadas para permitir “ao amado povo sírio” reencontrar a paz e para a reconstrução”.

Mons. Hansen ressaltou que o Papa Francisco se preocupa também com a indiferença ao conflito no Iêmen, que está sofrendo uma das crises humanitárias mais graves da história recente.

Mais Artigos

NOTÍCIAS

Os parabéns ao Papa na festa de São Jorge

Salvatore Cernuzio – Vatican News As felicitações de todo o mundo estão se multiplicando nestas horas para o Pontífice argentino, Jorge Mario Bergoglio, no dia