Bíblia para crianças: em cada fase, um jeito novo de semear

Compartilhe essa Pagina

Em vários momentos da educação dos nossos filhos e de nossas crianças, temos a oportunidade de lhes transmitir o que de mais precioso possuímos: Deus, que se revela na Palavra. Para isso, é importante a decisão dos pais. Enquanto eles ainda não buscam por si, faça chegar neles somente conteúdo saudável e muito conteúdo bíblico. As crianças são como um folha em branco, o que você colocar para elas assistirem, os hábitos que você criar, elas seguirão. Depois, é lógico que verão outras coisas por meio dos amigos e da escola, mas aí você continua a semear do seu jeito e equilibrar o que recebem. São várias as fases e os meios que temos.

Há a fase da música e só pela música, que se repete inúmeras vezes, e eles não cansam de ouvir. Podemos e devemos fazer chegar aos ouvidos e também aos olhos dos pequeninos a Palavra de Deus de forma cantada, pintada e dançada. Como é bom ver os rostinhos vidrados num vídeo, onde o que se canta é a Palavra de Deus!

Há a fase onde começam a olhar, folhear e ouvir as histórias, que os pais, catequistas, avós, contam para eles, mostrando a beleza de histórias verdadeiras, mas contadas em tom de aventura, suspense e diversão: é a fase de ler para eles as histórias da Bíblia, aquelas mais próximas da realidade deles, mas que sempre têm um bom ensinamento, afinal, a Palavra de Deus é viva também para as crianças e não só para nós adultos. Tudo ali, naquela história, tem vida e vida nova cada vez que é lida, ou melhor, proclamada.

Também há a fase em que eles mesmos, meninos e meninas, começam a ler. Que alegria quando nossas crianças, logo que começam a ler, têm acesso à Palavra de Deus e aos Seus ensinamentos! Já pensou se isso acontecesse em todos os lares? Que alegria para o coração do nosso Deus seria tal empreendimento!

Há a fase de desenhar, pintar, riscar e fazer atividades lúdicas, mas também educativas, que podem ser com inúmeros conteúdos, mas podem também ser com conteúdo bíblico. Ali, as crianças são desafiadas a descobrir, montar, conhecer e brincar com os personagens da Bíblia, com suas histórias, suas lutas e vitórias, suas conquistas em nome de Deus.

Insira a Palavra de Deus na vida das crianças ao seu redor

Quanto da Palavra de Deus você tem inserido no dia a dia de seus filhos ou das crianças ao seu redor? O quanto você tem investido para que a Palavra de Deus penetre, com força e profundidade, na vida, no coração e na mente desses meninos e meninas que Deus lhe confiou? Que vídeos eles têm assistido?

Lembro-me de um fato verídico: um menino de 8 anos viu um jogo, no celular de um amigo, e ficou com medo, porque era meio tenebroso. Não conseguia dormir à noite. Por várias noites, chamava os pais e dizia que não estava conseguindo dormir. Aquelas imagens do jogo de celular ficaram na sua mente e lhe tiraram o sono.

Depois de várias conversas e orações, o pai fez o seguinte: pegou a Bíblia naquele trecho: “No mundo, haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”, disse Jesus. O pai leu esse trecho da Palavra, que falava de coragem e de vencer o mundo. O filho perguntou: “Pai, posso por a Bíblia aberta, com isso que o senhor leu, embaixo do meu travesseiro para dormir com ela aqui?”. O pai achou o pedido um pouco diferente, mas disse que sim. Assim foi feito. Com a Bíblia aberta, nessa passagem, o menino começou a dormir bem todas as noites. Ficou com a Bíblia ali, embaixo do travesseiro, por alguns meses, até que sentiu segurança de dormir sem esse artifício.

O poder da Palavra é contagiante!

A força da Palavra de Deus atinge adultos e crianças. O poder da Palavra é contagiante! Basta que apresentamos sua riqueza para esses pequeninos e, mais cedo ou mais tarde, eles mesmos saberão que aquele livro não é um livro qualquer, mas sim a Palavra de Deus!

Quando já escrevem, podemos ensiná-los a fazer o diário da Palavra de Deus. Ler um trecho da Bíblia e anotar, no diário, a mensagem de Deus para nós, naquele dia; fazer a oração e até um desenho se quiser.

Quanta riqueza temos para oferecer às nossas crianças! A Palavra de Deus nunca é demais. Dê-lhes o alimento que prepara para a vida eterna e Deus fará o resto.

Que o Senhor nos inspire e nos abençoe nesta linda missão!

Canção Nova

Mais Artigos