Bíblia para crianças: em cada fase, um jeito novo de semear

Compartilhe essa Pagina

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

Em vários momentos da educação dos nossos filhos e de nossas crianças, temos a oportunidade de lhes transmitir o que de mais precioso possuímos: Deus, que se revela na Palavra. Para isso, é importante a decisão dos pais. Enquanto eles ainda não buscam por si, faça chegar neles somente conteúdo saudável e muito conteúdo bíblico. As crianças são como um folha em branco, o que você colocar para elas assistirem, os hábitos que você criar, elas seguirão. Depois, é lógico que verão outras coisas por meio dos amigos e da escola, mas aí você continua a semear do seu jeito e equilibrar o que recebem. São várias as fases e os meios que temos.

Há a fase da música e só pela música, que se repete inúmeras vezes, e eles não cansam de ouvir. Podemos e devemos fazer chegar aos ouvidos e também aos olhos dos pequeninos a Palavra de Deus de forma cantada, pintada e dançada. Como é bom ver os rostinhos vidrados num vídeo, onde o que se canta é a Palavra de Deus!

Há a fase onde começam a olhar, folhear e ouvir as histórias, que os pais, catequistas, avós, contam para eles, mostrando a beleza de histórias verdadeiras, mas contadas em tom de aventura, suspense e diversão: é a fase de ler para eles as histórias da Bíblia, aquelas mais próximas da realidade deles, mas que sempre têm um bom ensinamento, afinal, a Palavra de Deus é viva também para as crianças e não só para nós adultos. Tudo ali, naquela história, tem vida e vida nova cada vez que é lida, ou melhor, proclamada.

Também há a fase em que eles mesmos, meninos e meninas, começam a ler. Que alegria quando nossas crianças, logo que começam a ler, têm acesso à Palavra de Deus e aos Seus ensinamentos! Já pensou se isso acontecesse em todos os lares? Que alegria para o coração do nosso Deus seria tal empreendimento!

Há a fase de desenhar, pintar, riscar e fazer atividades lúdicas, mas também educativas, que podem ser com inúmeros conteúdos, mas podem também ser com conteúdo bíblico. Ali, as crianças são desafiadas a descobrir, montar, conhecer e brincar com os personagens da Bíblia, com suas histórias, suas lutas e vitórias, suas conquistas em nome de Deus.

Insira a Palavra de Deus na vida das crianças ao seu redor

Quanto da Palavra de Deus você tem inserido no dia a dia de seus filhos ou das crianças ao seu redor? O quanto você tem investido para que a Palavra de Deus penetre, com força e profundidade, na vida, no coração e na mente desses meninos e meninas que Deus lhe confiou? Que vídeos eles têm assistido?

Lembro-me de um fato verídico: um menino de 8 anos viu um jogo, no celular de um amigo, e ficou com medo, porque era meio tenebroso. Não conseguia dormir à noite. Por várias noites, chamava os pais e dizia que não estava conseguindo dormir. Aquelas imagens do jogo de celular ficaram na sua mente e lhe tiraram o sono.

Depois de várias conversas e orações, o pai fez o seguinte: pegou a Bíblia naquele trecho: “No mundo, haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”, disse Jesus. O pai leu esse trecho da Palavra, que falava de coragem e de vencer o mundo. O filho perguntou: “Pai, posso por a Bíblia aberta, com isso que o senhor leu, embaixo do meu travesseiro para dormir com ela aqui?”. O pai achou o pedido um pouco diferente, mas disse que sim. Assim foi feito. Com a Bíblia aberta, nessa passagem, o menino começou a dormir bem todas as noites. Ficou com a Bíblia ali, embaixo do travesseiro, por alguns meses, até que sentiu segurança de dormir sem esse artifício.

O poder da Palavra é contagiante!

A força da Palavra de Deus atinge adultos e crianças. O poder da Palavra é contagiante! Basta que apresentamos sua riqueza para esses pequeninos e, mais cedo ou mais tarde, eles mesmos saberão que aquele livro não é um livro qualquer, mas sim a Palavra de Deus!

Quando já escrevem, podemos ensiná-los a fazer o diário da Palavra de Deus. Ler um trecho da Bíblia e anotar, no diário, a mensagem de Deus para nós, naquele dia; fazer a oração e até um desenho se quiser.

Quanta riqueza temos para oferecer às nossas crianças! A Palavra de Deus nunca é demais. Dê-lhes o alimento que prepara para a vida eterna e Deus fará o resto.

Que o Senhor nos inspire e nos abençoe nesta linda missão!

Canção Nova

Mais Artigos