Espiritualidade de Carisma
A Espiritualidade do Carisma se dá, especificamente, em Entregar a autonomia, que consiste na renúncia da vontade própria e de projetos que contrariam a ótica do evangelho e do carisma, em vista de um bem maior, unindo-se ao sim da Virgem Maria (cf. Lc 1, 38); em Criar disponibilidade em servir a Santíssima Trindade, saindo, apressadamente, para visitar a “Isabel” e o “João Batista” dos tempos atuais, levando Jesus, assim como fez Maria (cf. Lc 1, 39-41); e,Confiar na providência de Deus, na esperança de ser cumprido tudo que foi dito da parte do Senhor a seu respeito, da mesma forma que aconteceu na vida da Santíssima Virgem (cf. Lc 1, 45).
Maria recebeu o Senhor dentro do ventre por obra do Espírito Santo, mas não ficou parada em suas vontades e suas ocupações, saiu apressadamente para levar Jesus a Isabel e a João Batista (cf. Lc 1, 41). Esse episódio da Visitação é apontado pelo Papa Bento XVI como a primeira procissão Eucarística da História.
“Maria vai visitar, levando Jesus, recém-concebido no seu seio, a sua parenta Isabel, a quem todos consideravam como estéril, e que, contudo havia chegado ao sexto mês de uma gestação doada por Deus”.
Isabel, já era uma anciã, e carregou durante muitos anos a vergonha por causa da sua esterilidade, que naquela época, segundo o costume judaico, era uma humilhação pública, na qual era considerada como maldita. Após receber a graça de gerar um filho na velhice, Isabel ocultou sua gravidez durante 5 (cinco) meses (cf. Lc 1, 25), levando-a ao fechamento. O silêncio-meditativo de Maria fez com que ela se colocasse a serviço da vontade de Deus e uma abertura para as necessidades de Isabel. Assim, a reclusão de Isabel (cf. Lc 1, 25) se abre para receber a visita de Maria (cf. Lc 1, 39-45), que por sua vez carregava Jesus dentro do seu ventre.
Maria verdadeiro sacrário vivo de Deus, carregava dentro de si, o Filho de Deus, ainda invisível aos olhos dos homens, se presta à adoração de Isabel, como que “irradiando” sua luz através dos olhos e da voz de Maria. O Evangelho de São Lucas revela que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, ela ficou cheia do Espírito Santo, pois estava diante daquela que é portadora do Espírito Criador, e a criança estremeceu de alegria, sendo chamada ainda no ventre da mãe, conforme Isaias capítulo 49, versículo 1 (…) “O Senhor chamou-me desde o meu nascimento; ainda no seio da minha mãe…”, confirmando o que o Anjo havia dito para o Sacerdote Zacarias, a saber: “…e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo” (cf. Lc 1, 15).
João Batista foi batizado com o Espírito Santo por Jesus, para exercer uma função profética de converter os filhos de Israel, preparando o caminho para o salvador. Compreende-se que o pano de fundo, ou seja, a finalidade da visitação de Maria a Isabel, segundo o carisma Maria Serva da Trindade, é que ela saísse da reclusão e que o seu filho (João Batista) recebesse a graça da efusão do Espírito Santo. Isso se deu através do maravilhoso encontro de Jesus e João batista, ambos no ventre de suas mães.
A Comunidade entende que Maria não foi visitar Isabel para cuidar dos trabalhos domésticos, e sim para levar a Isabel e a João batista o mistério encarnado em seu ventre, confirmando a promessa do Anjo Gabriel a Zacarias, de que o menino (João Batista) seria pleno do Espírito Santo ainda no seu seio de sua mãe(cf. Lc 1, 15). E também a visita de Maria foi providencial para que Isabel saísse de sua reclusão, pois após conceber ocultou-se durante 5 (cinco) meses (cf. Lc 1, 24). Assim, entende-se que Isabel precisava receber a visita do Senhor ainda no ventre de Maria (cf. Lc 1, 41-43), bem como João Batista.
Neste sentido, cabe ressaltar, que o serviço que a Comunidade Maria Serva da Trindade é chamada a realizar não é “mero serviço braçal”, mesmo que em algumas instâncias se servirá dessa forma, mas, principalmente em criar disponibilidade para servir a Santíssima Trindade, na Evangelização, levando Jesus às pessoas, em profunda obediência à vontade de Deus.