Uma oportunidade para uma “profunda experiência de Cristo que acolhe, guia e conduz à plenitude da comunhão”. É o que deseja o Papa Francisco em um telegrama assinado pelo cardeal secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, enviado a dom Derio Olivero, bispo de Pinerolo, norte da Itália, a todos os envolvidos no Sínodo das Igrejas Metodistas-Valdenses que está sendo realizado em Torre Pellice, norte da Península, desde este domingo, 20 de agosto, até o dia 25 do mesmo.
Que o Sínodo seja uma ocasião de plena comunhão
O Papa envia sua cordial saudação aos participantes do Sínodo das Igrejas Metodistas-Valdenses – diz o texto do telegrama – “para que os dias de encontro sejam para cada um ocasião de uma profunda experiência de Cristo que acolhe, guia e conduz à plenitude da comunhão com Ele e com os irmãos”.
Sua Santidade, enquanto eleva uma oração de louvor a Deus Pai pelos dons concedidos através do diálogo ecumênico, bem como pela colaboração harmoniosa entre as Igrejas, deseja unir-se espiritualmente a um evento tão importante, para que se possa crescer no conhecimento mútuo, a fim de testemunhar juntos o Evangelho de Jesus. Com esses sentimentos, o Sumo Pontífice, ao expressar seus melhores votos para os trabalhos desta assembleia sinodal, invoca a bênção do Senhor.
Temas sinodais: a Igreja na sociedade, fé, ética
O tradicional encontro anual que se realiza no coração dos vales valdenses reúne 180 delegados e delegadas de toda a Itália, cerca de 30 convidados internacionais e representantes ecumênicos que se alternam nestes dias. O Sínodo representa o mais alto órgão de decisão e assembleia democrática dessas Igrejas protestantes italianas. Temas principais da edição de 2023: o compromisso da Igreja na sociedade, a fé e a ética. O programa inclui, em particular, o culto de abertura, a habitual noite pública (na noite de segunda-feira, 21 de agosto, no templo valdense em Torre Pellice), este ano intitulada “Opressão, resiliência, transformação: mulheres no espaço público”, mas também o pré-Sínodo das mulheres e o pré-Sínodo da Federação da juventude evangélica na Itália (FGEI). Outra data importante está sendo preparada: 2024 é um marco para os valdenses, que celebrarão os 850 anos do nascimento em Lyon do movimento de Pedro Valdo. O Sínodo traçará as linhas de trabalho para o próximo ano.
Vatican News