Andressa Collet – Vatican News
Um amigo de Jorge Mario Bergoglio há mais de 20 anos, o presbítero argentino Marcelo Figueroa, vai estar na Itália no mês de março para conduzir uma série de 8 encontros públicos no contexto dos 10 anos de aniversário de pontificado de Francisco (13 de março de 2013 – 13 de março de 2023). A iniciativa começa no próximo domingo (12), no interior da Toscana, e é promovida pela Livraria do Vaticano com organização e contribuição da Fundação Católica.
O amigo do Papa
Marcelo Figueroa, presbítero da Igreja Presbiteriana na Argentina e diretor da Sociedade Bíblica Argentina por 25 anos, é irmão na fé e amigo de longa data do Papa. Os dois, na época como cardeal Bergoglio, e junto ao rabino Abraham Skorka, eles fizeram por muito tempo um programa inter-religioso transmitido no Canal 21 – a TV da Arquidiocese de Buenos Aires, que posteriormente resultou no livro Conversas sobre a Bíblia, da Livraria do Vaticano. Figueroa, desde 2016, escreve para o L’Osservatore Romano como o primeiro protestante a ter ‘assinatura’ regular na história secular do jornal diário da Santa Sé, do qual também é editor da versão argentina.
Marcelo Figueroa é autor de As diversidades reconciliadas. Um protestante no jornal do Papa, e co-autor de Conversas sobre a Bíblia com Jorge Mario Bergoglio e Abraham Skorka, ambos publicados pela Livraria Vaticana. A primeira obra ganhou prefácio do Papa Francisco, onde afirma que o ecumenismo é um traço saliente do próprio ministério pontifício. O livro reúne cronologicamente os artigos, entrevistas e contribuições publicadas por Marcelo Figueroa no jornal do Vaticano,
A série de encontros públicos
O testemunho do estudioso e jornalista bíblico argentino, em oito eventos de 12 a 21 de março em diferentes cidades da Itália, vai ajudar a conhecer melhor o Papa Francisco. Os encontros abordam uma pluralidade de temas: a busca constante do diálogo ecumênico entre as Igrejas, o alcance profético de encíclicas como Laudato si’ e Fratelli tutti, e a contribuição que a experiência cristã latino-americana pode trazer ao cristianismo universal como um todo.
Lorenzo Fazzini, editor-chefe da Livraria Vaticana, explica que as reuniões públicas com o estudioso argentino “são uma oportunidade única para conhecer ainda melhor e por um observador especial, o pensamento e a figura do Papa Francisco. Marcelo Figueroa, que está ligado não apenas por uma longa amizade, mas também por uma irmandade intelectual e cristã muito profunda com Jorge Mario Bergoglio, certamente ajudará os participantes a entrarem ainda mais em sintonia com a abordagem intelectual e religiosa do Papa Francisco”.
Primeiro encontro com Paolo Ruffini
O primeiro encontro está marcado para o próximo domingo, 12 de março, às 15h no horário italiano, na cidade toscana de Pratovecchio Stia. Figueroa vai dialogar com a escritora e vaticanista Annachiara Valle e também com Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. O encontro será aberto pelo Pe. Luigi Verdi, responsável pela Fraternidade de Romena, e conduzido pelo jornalista Massimo Orlandi.
Já a partir de segunda-feira, 13 de março, Marcelo Figueroa dá seguimento aos encontros nas cidades italianas de Lecco, Bolzano, San Bonifacio, Brescia, Modena, Bari e finalmente, em 21 de março, em Molfetta, na região da Puglia, para concluir a série de testemunhos na Itália sobre o Papa Francisco.