Uma saudação com muito afeto e um agradecimento pelos preparativos: assim o Papa Francisco se dirige à população de Maurício, no Oceano Índico.
A ilha aguarda a visita do Pontífice na segunda-feira, 9 de setembro, última etapa de sua 31ª viagem apostólica, que o levará também a Moçambique e Madagascar.
“ Será para mim uma alegria anunciar o Evangelho em meio a seu povo, que se distingue por ter sido formado a partir do encontro de diferentes etnias e que, portanto, goza da riqueza de várias tradições culturais e também religiosas. ”
A língua do Evangelho é o amor
Desde a sua origem, prossegue Francisco, a Igreja Católica é enviada a todos os povos e fala todas as línguas do mundo.
“ Mas a língua do Evangelho, como sabem, é o amor. Que o Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, me conceda de anunciar o Evangelho com a força do Espírito Santo, de modo que todos possam compreendê-lo e acolhê-lo. ”
Francisco conclui sua mensagem pedindo aos fiéis que intensifiquem a oração nesses dias que antecedem a viagem: “obrigado e até logo!”.
Um dia em Maurício
A etapa em Maurício será feita na capital, Port Loius, e prevê, pela manhã, a celebração da missa. Em seguida, o Pontífice almoça com os bispos da região e realiza uma visita privada ao santuário do Padre Laval.
Na parte da tarde, Francisco se reúne com o presidente da República e com o primeiro-ministro no palácio presidencial. Na sequência, pronuncia seu discurso no encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. A visita de conclui com a cerimônia de despedida no aeroporto de Port Loius.
Na terça-feira, o Papa regressa a Roma.
Radio Vaticano