Missão
Com a passagem da visitação (cf. Lc 1, 39-45) Maria ensina aos membros da Comunidade Maria Serva da Trindade, com o simples gesto de saudar Isabel, que a evangelização não parte de uma mera transmissão de mensagem (cf. Lc 1, 40-41) e sim pelo simples fato de levar Jesus às pessoas. Ela, a primeira missionária, ensina que o testemunho e a beleza de carregar Jesus e levá-LO ao mundo, é mais além que emitir palavras.
A santíssima Virgem carregou Jesus dentro do seu ventre por obra do Espírito Santo e os membros carregam Jesus no coração pela meditação da Sagrada Escritura, da Comunhão Eucarística e na comunhão de almas entre os irmãos. Por essa razão, o Jeito de Evangelizar da Comunidade está no simples fato de carregar Jesus no coração e levá-LO às pessoas.
Os membros da Comunidade devem, também, ao carregar Jesus dentro do coração (autêntico sacrário da pessoa), permitir que Ele irradie sua luz através dos olhos e da voz, assim como fez com Maria. Imbuídos da vivência do carisma cada membro precisa se identificar com Jesus Cristo e também compartilhar seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também meu servo” (Jo 12,26).
O chamado ao apostolado de evangelização e de santificação implica na vivência dos sacramentos, de forma especial na Eucaristia e Reconciliação, na oração pessoal e comunitária, na meditação das Sagradas Escrituras, na abertura à graça da efusão do Espírito Santo, no amor à Santíssima Virgem e na vida fraterna como testemunho de vida cristã, mas também na procura das ocasiões de anunciar Cristo, pela palavra, quer aos não crentes para conduzi-los à fé, quer aos fiéis para instruí-los, confirmar e estimular a uma vida mais fervorosa.
Na abertura do coração ao Espírito Criador e de acordo com a necessidade da Igreja e da Sociedade, seus membros devem promover em tudo a evangelização, assumindo com um novo ardor missionário, levando Jesus Cristo, apressadamente, às pessoas, a exemplo da santíssima Virgem na visita a Isabel (cf. Lc 1, 39-45), fazendo com que a Igreja se manifeste como Mãe que vai ao encontro dos filhos, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária, indo ao encontro do espírito da conversão pastoral e da nova evangelização.
Chamados a levar Jesus Cristo no coração das pessoas a Comunidade deve, também, articular serviços que vise à segurança alimentar e o provimento das necessidades de vestuário, de acordo com a necessidade, e outros meios que completem a dignidade do ser humano.