Nesta quarta-feira (07/11), o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Vitória (ES), apresentada por dom Luiz Mancilha Vilela, SS.CC., e nomeou arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, O.F.M., até agora Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.
Dom Dario Campos nasceu em 9 de junho de 1948, em Castelo (ES), Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo. Completou os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis. Depois, fez o curso de Pedagogia na Faculdade Dom Bosco de São João del Rei (MG).
Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em 10 de fevereiro de 1975, e foi ordenado sacerdote, em 8 de dezembro de 1977.
Dentro da Ordem, desempenhou os seguintes cargos: Guardião do Convento “São Bernardino e São Francisco das Chagas”, em Belo Horizonte, Definidor, Secretário provincial, Vice-provincial, Mestre de Noviços, Mestre e Formador de seminaristas do curso de Filosofia, Diretor do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, Visitador-geral em algumas províncias franciscanas no Brasil, Ministro Provincial da Santa Cruz, em Belo Horizonte, Presidente da Conferência das Províncias Franciscanas do Brasil, e Promotor vocacional. Além disso, foi Vigário de São Dimas, em Belo Horizonte.
Em 5 de julho do ano 2000, foi nomeado Bispo coadjutor de Araçuaí (MG) e recebeu a ordenação episcopal em 26 de setembro do mesmo ano. Em 8 de agosto de 2001, tornou-se Ordinário dessa diocese.
Em 23 de junho de 2004, foi transferido para a Diocese de Leopoldina. Em 27 de abril de 2011, foi nomeado Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.
No âmbito do Regional Leste 2 da CNBB, foi membro do Conselho Episcopal, Responsável pelo Setor Vocações e Ministérios e do acompanhamento de Sacerdotes.
Radio Vaticano