A comunidade nasceu da Adoração e da graça do Batismo no Espírito Santo, em 16 de dezembro de 2007, no 1º Retiro Quem Como Deus realizado na Casa do Congregado Mariano em Água Santa, após a pregação do seminarista Guido Schäffer, com o tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), seguido de uma oração de cura e libertação, diante do Santíssimo Sacramento, pedindo, por conseguinte, a graça de um reavivamento na vida de todos os jovens que estavam fazendo aquele Retiro.
O Retiro foi organizado pelo Ministério de Música Maria Serva da Trindade, criado em 2004 por três jovens, a saber: Eduardo Ribeiro, Anderson Moura e Adriano Souza com o objetivo de evangelizar a juventude, através da música, sendo uma Banda da 1ª Forania do Vicariato Suburbano.
No dia 20 de Julho de 2007, dia do amigo, o ministério de música iniciou na Paróquia Jesus Bom Pastor em Anchieta, com o acolhimento do Padre Benedito, uma Noite de Louvor, com animação, oração, pregação e Adoração.
As pessoas aderiram à proposta e muitos viram que aquela iniciativa dos membros do ministério de Música seria uma oportunidade de evangelização dos jovens e houve uma aproximação do Vigário Forâneo, Padre Cláudio Baraúna, na época Pároco da Igreja N. Sra. das Dores e São Judas Tadeu em Anchieta que não só apoiou o grupo como também fazia a exposição do Santíssimo Sacramento, proporcionando às pessoas a graça de serem tocadas e amadas pelo próprio Senhor Jesus.
Sentindo o apelo de Deus e o desejo de ampliar a evangelização, surgiu a moção da realização do Retiro que foi realizado no dia 14, 15 e 16 de Dezembro de 2007. Houve-se uma resistência no início entre os membros, em razão do pouco tempo que se tinha entre a organização e realização do encontro, mas Deus, em sua bondade e graça, providenciou tudo e o Retiro aconteceu, tendo o nome inicial de Retiro de Cura e Libertação para jovens e logo depois foi dado o nome de Retiro Quem Como Deus.
Imbuídos da unção do Espírito Santo e encorajados por Deus, pela força da pregação e condução do seminarista Guido, no último dia do Retiro, dia16/12/2007, o seminarista Sergio Luiz (hoje sacerdote da Diocese de Itaguaí), dirigiu-se aos músicos e disse: “A partir de hoje não serão mais Ministério de música e sim Missão Maria Serva da Trindade”. Após declarar isso passou o microfone para o Eduardo – Badu, que era o coordenador do Ministério, e este corajosamente e sem saber das consequências daquela atitude, disse: “Aqueles que se sentiram chamados por Deus e queiram fazer uma experiência conosco venham falar comigo”.
O convite gerou uma obra de atração em dois jovens que estavam fazendo o Retiro (Aline Dias, Co-Fundadora da Comunidade e o Diego Corrêa), que foram ao encontro do Eduardo – Badu e manifestaram o desejo de fazer essa experiência e uma semana depois o convite foi estendido a todos que estavam na organização do Retiro, na qual alguns aderiram à proposta de fazer essa experiência de missão que logo depois foi sendo compreendido que Deus na pessoa do Eduardo – Badu estava fundando uma nova forma de vivência do Evangelho, uma Nova Comunidade, com um carisma específico, com fundamento na Página do Evangelho (mistério cristológico) que se encontra na Visita de Maria a Isabel (cf. Lc 1, 39-56).
Deus em sua infinita bondade e amor para com seus filhos fecunda no coração de um homem um carisma de fundação, como parte constitutiva da sua identidade, para gerar uma das expressões de ação do Espírito Santo nessa nova primavera da Igreja, como resposta providencial para atender uma necessidade eclesial e da sociedade.