Os ensinamentos de Nossa Senhora de Fátima para os fiéis

Compartilhe essa Pagina

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

Os ensinamentos de Nossa Senhora em Fátima, embora passados mais de 100 anos, permanecem atuais. Ela continua como nas bodas de Caná, indicando-nos buscar sempre e em tudo o Seu filho Jesus, com ouvidos atentos para escutar e obedecer ao que Ele nos disser.

Passamos por momentos desafiadores no mundo e na Igreja, e também é uma oportunidade de renovação de vida, pois, nos desafios, descobrimos meios para respondê-los e nos fortalecemos. Nos momentos de sofrimento, muitos recorrem à fé e voltam para Deus, basta olhar a história da Igreja e certificarmos a superação e renovação diante dos desafios.

Nesse contexto mundial em que vivemos, em todos os níveis – guerras, inversão de valores familiares, miséria humana e social, falta do cuidado com a casa comum, desagregação social –, a mensagem de Fátima é um convite de verdadeira conversão de vida e esperança. Ela é portadora de uma mensagem atual, profética e, podemos considerar, universal: “Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas” (Card. Tarcisio Bertone).

“A mensagem de Fátima teve um alcance universal no século XX e continuará a tê-lo no século XXI, porque toca na questão essencial para a humanidade – o seu reencontro com Deus” (Dom Virgílio Antunes, Fátima, 29/03/2010).

Os ensinamentos das aparições de Nossa Senhora em Fátima

Todas as aparições de Nossa Senhora em Fátima, pedagogicamente, nos ensinam um caminho de santidade que nos conduzirá unicamente para Deus. Nós nos deteremos apenas na primeira aparição de 23 de maio de 1917. São eles:

Revela-nos a existência de Deus manifesto na Luz que ilumina a nossa vida e o mundo inteiro; e, se preciso for, desce do céu para vir ao nosso encontro. Ela se deixa encontrar: “Mais brilhante que o Sol, espargindo luz, mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio d’água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente”.

Diante do que vivemos, encoraja-nos a não nos deixarmos conduzir pelo medo, pois está conosco em cada situação: “Não tenhais medo!”.

Pede aos pastorinhos disposição, perseverança e fidelidade para receber a Mensagem do céu nos seis meses seguidos, e, se obedecerem, promete dizer quem é e o que deseja, e que voltará uma sétima vez.

É uma Mãe de promessa: “… Depois, vos direi quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez”.

A céu é nossa casa

Recorda que existe o Céu, que é a nossa pátria definitiva, e promete para lá nos levar: “Eu sou do céu” – “E eu também vou para o Céu?”… – “Sim, vais”.

Afirma-nos a existência do purgatório: “ … estará no purgatório…”

Se aceitarmos os sofrimentos, não seremos desamparados, prometendo que “a graça de Deus será o vosso conforto”.

A Santíssima Trindade e o terço

Ela nos revela a Trindade Santa, que nos faz ver a nós mesmos em Deus, que é a Luz do mundo e que podemos fazer uma experiência pessoal, professar a nossa fé e adorá-la: “Por um impulso íntimo também comunicado, caíamos de joelhos e repetíamos intimamente: ‘Ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento’”.

E por fim, recordar-nos a eficácia da reza do terço para obtermos a paz para o mundo, para nós mesmos e nas nossas famílias: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

A Mensagem de Fátima foi e será sinal de esperança espiritual para o mundo, expressa nas promessas de salvação dos pecadores. Aponta-nos os meios para sermos pessoas virtuosas: a reparação, o sacrifício, a penitência e a oração. (…) A mensagem de Fátima vai continuar a proclamar o lugar de Deus para o mundo e para o homem que, de algum modo, O perderam pela falta de fé.

Meu coração Imaculado

Recordando as palavras do Cardeal Angelo Sodano: “Nos trágicos anos da guerra, as palavras de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos estavam carregadas de conforto e esperança para a humanidade: “No final, o meu Coração Imaculado triunfará!” (24/03/2017)

Se atendermos aos apelos de Nossa Senhora, conquistaremos o céu, pois Fátima é um resumo do Evangelho e escola de santidade. “Fátima é o resumo, a recapitulação e a recordação do Evangelho para os tempos modernos. Sua mensagem é sempre atual. É a mãe que vem lembrar aos filhos o caminho do Céu” (D. Fernando Rifan 15/05/2020).

Fonte:

Páginas citadas – p.173

MEMÓRIAS DA IRMÃ LÚCIA I

Compilação do P.e Luís Kondor, SVD

13a edição, Outubro de 2007 – Secretariado dos Pastorinhos

Nilza Maia
Comunidade Canção Nova 

FONTE: Canção Nova

Mais Artigos