O Papa aos peregrinos argentinos: Mama Antula é exemplo e inspiração

Compartilhe essa Pagina

Padre Pedro André, SDB – Vatican News

“Estou muito feliz por ter este encontro com todos vocês por ocasião da canonização de Maria Antonia de San José, Madre Antula, a quem vocês vieram demonstrar sua devoção.” Foi o que disse na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, o Papa Francisco no discurso aos peregrinos vindos da Argentina para a canonização da Beata Antula.

Ser sinal de amor e de ternura

Após saudar os bispos, sacerdotes e fieis o Papa disse que “a caridade de Mama Antula, especialmente no serviço aos mais necessitados, é hoje muito forte em meio desta sociedade que corre o risco de esquecer que ‘o individualismo radical é o vírus mais difícil de vencer. Um vírus que engana. Faz-nos crer que tudo consiste em dar rédea solta às próprias ambições.’ Nesta Beata encontramos um exemplo e uma inspiração que reaviva ‘a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora.’ Que o Senhor nos dê a graça de seguir seu exemplo e nos ajude a ser esse sinal de amor e de ternura entre nossos irmãos e irmãs.”

O caminho da santidade implica confiança e abandono

De acordo com Francisco “o caminho da santidade implica confiança, abandono, como quando a Beata Maria Antonia chegou a Buenos Aires apenas com um crucifixo e descalça, porque não havia colocado sua segurança em si mesma, mas em Deus, confiando que seu árduo apostolado era obra Dele. Ela experimentou o que Deus quer de cada um de nós, que possamos descobrir seu chamado, cada um em seu próprio estado de vida, pois, seja ele qual for, sempre será sintetizado em fazer ‘tudo para a maior glória de Deus e a salvação das almas.” Essa premissa, que é a base da espiritualidade inaciana, da qual a Beata Mama Antula se alimentava, sempre a moveu em todo o seu trabalho.”

Bispos argentinos com o Papa Francisco
Bispos argentinos com o Papa Francisco

Perseverança na adversidade

O Santo Padre recordou que quando a Companhia de Jesus foi suprimida “foi dar ela mesma os exercícios espirituais, buscando ajudar todos a descobrir a beleza de seguir Cristo. No entanto, isso não foi fácil para ela, pois, devido à aversão que se desenvolveu contra os jesuítas, ela foi até mesmo proibida de dar os exercícios, e por isso decidiu dá-los clandestinamente. Esta dimensão de clandestinidade é muito importante, não podemos esquecê-la. Nesse sentido, outra mensagem que a Bem-aventurada nos dá em nosso mundo atual é não desistir diante da adversidade, não desistir de nossas boas intenções de levar o Evangelho a todos, apesar dos desafios que isso possa representar. Muitas vezes, até mesmo em ‘sua própria família ou seu próprio local de trabalho pode ser aquele ambiente árido onde hoje é preciso manter a fé e tentar irradiá-la’.Firmemente enraizados no Senhor, devemos ver isso como uma ocasião em que podemos desafiar nosso ambiente a levar a alegria do Evangelho.”

São José e Eucaristia

O Papa, ao final do seu discurso recordou a devoção que ela tinha a São José e enfatizou também “seu grande ardor pela Eucaristia, que deve ser o centro da nossa vida cristã e da qual brota a força para realizar nosso apostolado” e concluiu convidando a todos a “serem testemunhas desse dom para o povo argentino, mas também para toda a Igreja. Peçamos a ela, que tanto promoveu as peregrinações, que nos ajude em nossa peregrinação juntos rumo à casa do Pai.”

Vatican News

Mais Artigos