Papa: diante do sofrimento, as palavras devem dar espaço aos gestos de ternura

Compartilhe essa Pagina

Thulio Fonseca – Vatican News

Na manhã desta quinta-feira (14/12), na Sala Paulo VI, no Vaticano, uma audiência com o Papa marcou a celebração dos 120 anos da União Nacional Italiana para o Transporte de Doentes a Lourdes e aos Santuários Internacionais (UNITALSI). Francisco, ao receber os membros e diversos representantes da associação, sublinhou a gratidão profunda pela dedicação e serviço prestado pela UNITALSI.

Dirigindo-se aos presentes, entre eles, doentes, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais da saúde, consagrados, sacerdotes e inúmeros leigos, o Papa reconheceu a beleza de uma Igreja que não só acompanha e cuida, mas também proclama o Evangelho através da caridade ativa. “Obrigado pelo que vocês fazem!”, expressou Francisco, ressaltando a importância de “ir contra a maré em um mundo que muitas vezes marginaliza e descarta os mais vulneráveis”.

Acolhida, hospitalidade e solidariedade

Ao fazer referência aos símbolos presentes no logo comemorativo de 120 anos da união italiana – o bastão, as sandálias e a imagem da Virgem -, o Pontífice destacou a essência da peregrinação, um elemento central no trabalho da associação, e relembrou a história de Giovanni Battista Tomassi, fundador da UNITALSI, cuja viagem a Lourdes transformou sua vida, dando-lhe força na fé e propósito para criar essa organização que hoje acolhe e acompanha tantos em peregrinações.

“A experiência da peregrinação traz em si os valores da acolhida, da hospitalidade, da solidariedade e, em suas iniciativas, vocês colocam no mesmo caminho pessoas saudáveis e doentes, idosos e jovens, consagrados e leigos; assim, torna-se um sinal vivo de uma Igreja que caminha junto, que apóia aqueles que não podem ir e que não quer deixar ninguém para trás.”

Evangelização e apostolado

O Papa comparou a atuação da UNITALSI a um “hospital de campanha”, que segue o exemplo do Bom Samaritano, ao buscar aliviar o sofrimento com compaixão e cuidado, “tudo em silêncio e com discrição, porque, diante do sofrimento, as palavras devem deixar espaço para a proximidade e os gestos de ternura. Peço-lhes: que esse seja sempre o seu estilo”.

“Esta Associação, difundida e enraizada em toda a Itália, garante um ponto de referência para famílias e comunidades, desempenhando uma função de guardiã da vida em situação de fragilidade. Ao mesmo tempo, realiza um trabalho de evangelização e apostolado. Faz “sine glossa”, como diria São Francisco, ou seja, com fatos, com exemplos, com uma proclamação que tem o sabor da concretude. Essa é uma linguagem que pode falar a todos, como vemos no Evangelho, quando as pessoas buscavam Jesus porque nele sentiam o poder de Deus que cura, perdoa, consola, dá esperança.”

Confiar em Maria

Por fim, o Papa encorajou a manter a confiança em Maria, a quem muitas das peregrinações são dedicadas. Francisco expressou sua gratidão pelo gesto simbólico de levar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes a várias instituições na Itália, lembrando a importância da confiança e entrega à Mãe de Deus.

“Nestes dias que antecedem o Natal, a figura de Maria nos parece ainda mais familiar, mais próxima: olhemos para ela e nos deixemos olhar por ela, para aprender a dizer “sim”, a acolher sem medo os planos de Deus e a cuidar dos menores e dos mais indefesos.”

Vatican News

Mais Artigos