Férias: uma pausa necessária para ter a força de recomeçar

Compartilhe essa Pagina

As férias sempre representam um período desejado e esperado, mas temos, até pela rotina acelerada dos nossos dias, dificuldade para conseguir efetivamente descansar nosso corpo e nossa mente. Então, como viver esse tempo da melhor forma possível?

Alguns passos podem ser dados nesse sentido:

  • Escolha algo agradável para fazer nesse tempo: talvez você não possa fazer uma longa viagem, mas existem passeios breves e até mesmo gratuitos que você possa fazer;
  • Reduzir seus acessos ao mundo virtual: o excesso de solicitações pelas redes sociais, WhatsApp e tantos meios ocupam um bom tempo em nossa vida, e a urgência em responder a esses chamados precisa ser revista na vida em geral, mas especialmente, nas férias. Deixe horários específicos para responder mensagens, selecione prioridades, faça avisos de férias e, para o caso de urgências, indique que procurem por ligação.
  • Encontre amigos, familiares, pessoas queridas: muitas vezes, nossa rotina não permite que encontremos pessoalmente quem amamos. Estabelecer contato presencial, tomar um cafezinho, passear, visitar, sempre é uma oportunidade de reestabelecer contatos agradáveis e mudar os ambientes.

Créditos: Daniel de la Hoz by GettyImages/cancaonova.com

Mais dicas:

  • Mantenha sua rotina de atividades físicas: não deixe de fazer aquilo que você faz cotidianamente. Estar em movimento ajuda nosso corpo a descansar e ter experiência com outros estímulos.
  • Se for necessário estar alerta para seu trabalho pela necessidade, combine horários nos quais você verá mensagens e as responderá.
  • Próximo da data de retorno, vá voltando aos horários de acordar e dormir, evite mudanças bruscas, pois essa alteração intensa nos horários até a véspera de voltar das férias pode ser prejudicial para qualquer idade.
  • Evite o hábito de maratonar séries por horas, mudando os estímulos e oferecendo outras coisas para seu descanso, como a música, por exemplo.
  • Se você é casado e tem filhos, dedique um tempo para conviver mais de perto com eles, caso tenha maior dificuldade em tempos de trabalho.
  • Faça artesanato, atividades manuais ou jogos de tabuleiro ou cartas com outras pessoas, dando outras possibilidades para sua mente.
  • Descanso independe de dinheiro, mas da forma como vamos organizar esse tempo de pausa, então, faça um pequeno plano.

Faça uma pausa do dia a dia

Quando temos uma rotina estabelecida, nosso cérebro automaticamente já assume horários, jeitos e formas de trabalhar. Nos primeiros dias de férias, portanto, haverá maior dificuldade para nos desligarmos disso tudo. Nosso cérebro não para nas férias, mas poder ter um ritmo diferente com coisas diferentes, que trarão outros estímulos cognitivos, é muito benéfico.

A vida não para quando saímos de férias, nem nosso cérebro, mas nós precisaremos fazer pequenos planejamentos para que tenhamos uma pausa agradável e reconfortante para nossa saúde física e mental.

Canção Nova

Mais Artigos