A secretária da Divina Misericórdia

Compartilhe essa Pagina

A Misericórdia do Senhor nos é oferecida neste tempo em que vivemos, ou seja, no hoje, no agora. Através deste artigo, vamos conhecer e mergulhar na vida de Santa Faustina, a Apóstola e Secretária da Divina Misericórdia. Ela soube expressar ao mundo a mensagem da Misericórdia, através da inspiração do Senhor e de uma vida mergulhada em profunda intimidade com Jesus.

Helena Kowalska, seu nome de Batismo, veio ao mundo em 25 de agosto de 1905, na aldeia de Glogowiec, na Polônia. Desde sua mais tenra idade, sentia em seu coração o desejo e o apelo para se entregar ao Senhor de forma mais específica em uma vida religiosa. Segundo os seus inscritos, relatados em seu Diário Espiritual, aos seus sete anos de idade recebe um chamado de Nosso Senhor para uma vida religiosa, este desejo que a acompanhou durante toda a sua juventude.

Um chamado definitivo

Quando Helena completa seus dezoito anos de idade, pede aos seus pais a autorização para ingressar na vida religiosa, mesmo seus pais sendo católicos, recusaram o seu pedido.
Neste tempo, ela buscou, como mesmo nos relata em seus inscritos, abafar a voz de Deus que a chamava: “Aos dezoito anos, fiz um insistente pedido aos meus pais para que me deixassem entrar em um convento; mas recebi deles uma categórica recusa. Depois dessa recusa, passei a viver as vaidades da vida, não prestando nenhuma atenção à voz da graça, embora e, nada disso, minha alma encontrasse satisfação.” (Diário de Santa Faustina nº 8).

Quando Santa Faustina se refere às vaidades da vida, ela está dizendo que vivia como as pessoas normais no mundo, prestando pouca atenção às inspirações da graça, assim se entregando às ocupações próprias da vida e seus divertimentos.

A comunicação de Jesus com Santa Faustina

Por um desígnio maior, Helena vai a um baile com uma de suas irmãs. Enquanto todos se divertiam, em sua alma existia um vazio, um tormento. Neste baile, quando ela começa a dançar, aparece a ela Jesus, Jesus sofredor, com seu corpo coberto de Chagas e, assim, disse Nosso Senhor a ela: “Até quando hei de ter paciência contigo e até quando tu Me decepcionarás?” (Diário de Santa Faustina nº 9).

Após esse apelo de Jesus, Helena se dirige a uma Igreja que ficava perto de onde ela estava, era a Catedral de Santo Estanislau Kotska, ali ela caí de bruços diante do Santíssimo Sacramento e faz um pedido a Jesus, que a dê a conhecer a sua Vontade. Jesus a instrui a se dirigir a Varsóvia e entrar em um convento. Ela, impulsionada pelas Palavras de Jesus, vai imediatamente até a sua casa, buscar o essencial e se dirige até Varsóvia.

Conduzida por Ele

Grande ensinamento para nós, ela vai até Varsóvia, na confiança em Jesus, sem ter certezas. A sua única certeza era de que Jesus cuidava de tudo. Assim, depois de um tempo, Helena ingressa no dia primeiro de Agosto de 1925, na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia e, em 30 de Abril de 1926, recebe seu hábito e seu nome religioso, Maria Faustina.

Em uma vida simples, mas de uma profunda oração, Santa Faustina vivia no convento, onde começa a receber visitas de Jesus, que aparecia a ela com frequência. Nestes diálogos com Nosso Senhor, Faustina era instruída, conduzida pelo próprio Cristo.

 Secretária da Divina Misericórdia

Por ordem de Jesus, Faustina foi relatando em seu diário as palavras de Jesus, o seu diálogo com Ele. A mensagem central era a necessidade de levar a humanidade a conhecer a Misericórdia e o Amor insondável de seu Coração, expresso em sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Durante a sua vida, Faustina, em obediência a Jesus, se empenhou em fazer conhecida a Misericórdia e, assim, levar a humanidade a experimentar a misericórdia do Senhor. Diante da sua humildade e pequenez, via-se limitada em escrever sobre a Misericórdia, incapaz, porém, Jesus a escolheu e separou para isso.

Em um desses diálogos com Jesus, Ele disse a ela: “És a secretaria da Minha Misericórdia. Eu te escolhi para essa função nesta e na outra vida. Assim o quero, apesar de todas as adversidades que te opuserem. Deves saber que a Minha predileção não mudará”. (Diário de Santa Faustina nº 1605).

Devemos aprender com Santa Faustina

Com amor e esforço, Faustina buscava realizar a vontade de Deus, não sem provações e sofrimentos, mas pelo contrário, uma vida marcada pelo sofrimento e solidão, mas nunca sozinha, sempre acompanhada por Jesus. Com Santa Faustina, podemos aprender a obediência a Deus, a confiança no Senhor. Podemos aprender a nos lançar no mar da Misericórdia do Senhor, com muita confiança.

Santa Faustina faz a sua Páscoa em 5 de outubro de 1938, após um período de uma dolorosa enfermidade; canonizada pelo então Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II, em 30 de abril de 2000 — Domingo da Divina Misericórdia. Até os dias de hoje, ela irradia a sua santidade para a humanidade, com a Devoção à Divina Misericórdia e sua vida virtuosa, nos convidando a um abandono nas mãos de Jesus Misericordioso.

Guilherme Costa Almeida, Seminarista da Comunidade Canção Nova

Canção Nova

Mais Artigos