Vatican News

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, comunicou aos jornalistas na manhã desta sexta-feira sobre o estado de saúde do Papa Francisco. Eis o que disse:

“O dia de ontem transcorreu bem, com um normal decurso clínico. À noite, o Papa Francisco jantou, comendo pizza, na companhia das pessoas que o assistem nesses dias de internamento hospitalar. Com o Santo Padre, estavam presentes médicos, enfermeiros, assistentes e membros da Gendarmaria.

Hoje, depois do café da manhã, leu alguns jornais e retomou o trabalho. A volta para a Casa Santa Marta está prevista para amanhã, quando saírem os resultados dos últimos exames efetuados esta manhã.”

Domingo de Ramos: presença confirmada

O porta-voz vaticano confirmou que está prevista a presença Pontífice na Praça São Pedro no dia 2 de abril, para a celebração eucarística do Domingo de Ramos.

Vatican News

“Estou comovido com as muitas mensagens recebidas nestas horas e expresso a todos a minha gratidão pela proximidade e oração.”

Este é o tuíte do Papa Francisco divulgado nesta quinta-feira, 30 de março, após transcorrer uma noite tranquila no hospital Policlínico Gemelli de Roma onde se encontra internado desde a tarde da última quarta-feira, 29, por causa de uma infecção respiratória.

Orações pela recuperação de Jorge Mario Bergoglio foram recitadas em todo o mundo desde que a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a notícia de sua hospitalização. A Diocese de Roma escreveu num comunicado: “A Igreja de Roma expressa todo o seu afeto e proximidade ao seu Bispo, o Papa Francisco, e assegura sua oração incessante, ainda mais forte neste momento de dificuldade, desejando-lhe uma rápida recuperação”.

A presidência da Conferência Episcopal Italiana, em nome dos bispos italianos, assegura “a oração coral das igrejas na Itália” e ao “desejar ao Santo Padre uma rápida recuperação”, “confia os médicos e o agentes de saúde ao Senhor para que, com profissionalismo e dedicação, cuidam dele e de todos os pacientes”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou uma nota, pedindo orações pela saúde do Santo Padre.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se une a todas as pessoas que, nestes dias, se encontram em oração pela saúde do Papa Francisco. Que a Virgem Mãe Aparecida interceda junto ao Bom Deus para que fortaleça sempre mais o Santo Padre na condução da Igreja”, ressalta a nota, assinada pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, 1º vice-presidente, pelo arcebispo de Cuiabá, dom Mário Antônio da Silva, 2º vice-presidente, e pelo bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, secretário-geral.

O presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, Peru, também enviou uma mensagem, pedindo pela saúde do Papa Francisco.

O Celam convida “nossos irmãos no episcopado e, com eles, todo o Santo Povo fiel de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe, para que neste Tempo de Quaresma em que nos preparamos para a celebração da Semana Santa, intensifiquemos nossas orações pelas intenções do Papa Francisco e por sua saúde”, sob a intercessão de “nossa Mãe Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira deste continente”.

Além do mundo eclesial, votos de uma rápida recuperação se multiplicam nas redes sociais também do mundo político e do entretenimento. Não faltou o pensamento do presidente italiano, Sergio Mattarella, que durante o evento da Liga do Fio de Ouro, ponto de referência, na Itália, para a assistência, educação, reabilitação de pessoas surdas-cegas e psicossensoriais com múltiplas deficiências, disse: “Este é um lugar onde o desconforto se transforma em oportunidade e o sofrimento se transforma em solidariedade. Portanto, é o melhor lugar para enviar, nesta manhã, os votos mais intensos e afetuosos ao Papa Francisco, com votos de plena recuperação da saúde”.