Na Canção Nova, aprendemos a oração ao ritmo de vida, aprendemos a estar em oração em todos os momentos. Na simplicidade do que estamos fazendo ou vamos fazer, oferecemos a Deus, clamamos a Ele e Lhe agradecemos. Estamos, constantemente, em contato com Ele, que nos ama.
É uma oração que se aplica a cada um de nós, porque, por exemplo, ao lavar a louça, rezo por aquilo que me preocupa, oro em línguas, canto. Ao tomar banho, eu louvo, choro, suplico, entrego.
Oração ao ritmo da vida é estar em contato com Deus em todos os momentos do nosso dia
Ao sair de casa, na hora das refeições, na hora de alguma dúvida sobre o que fazer: “Senhor, ilumina-me, dá-me Tua sabedoria nesta hora, nesta situação”. Uma oração verdadeiramente ao ritmo do que vivo, do que faço; e Deus está sempre presente e quer ser buscado.
De Dom Bosco se dizia: “Dom Bosco tem tantas atividades, não para. Quando é que Dom Bosco reza? Responderam: Quando é que Dom Bosco não reza?” Que seja assim, para você e para mim: “Quando é que não rezamos?”.
Rezo pelos meus filhos quando lembro deles várias vezes no dia. Rezo pelo meu trabalho, pelos meus familiares. Rezo por quem não conheço e vejo passar por mim na rua, numa situação que parece exigir um socorro do Alto. Rezo pelas pessoas que vêm a minha mente, por pessoas que amo, mas também por aquelas pessoas que não amo, que só tenho julgamento a respeito delas. Paro o pensamento de pecadora que sou e já digo a Jesus: “Abençoa, Senhor, essa pessoa, essa situação! Mesmo com a raiva que estou, não deixe chegar, Senhor, até essa pessoa a minha raiva, mas que chegue até ela a Sua bênção!”.
Vai valer a pena! Vamos tentar?
Desafio da semana – Treinar esta oração ao ritmo da vida!
Se não souber como fazer, use pequenas jaculatórias e as repita várias vezes no dia;
Diante de uma dificuldade, em vez de reclamar, diga: “Jesus, eu confio em vós!”;
Quando estiver alegre, agradecida, reze como Maria: “Minha alma Glorifica ao Senhor”;
“Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8);
Quando tiver de tomar uma atitude ou decisão, ou até corrigir os filhos: “Nossa Senhora, Mãe Rainha, põe Tua mão no lugar da minha”.
E, assim, tantas outras orações curtinhas que podem nos ajudar.
FONTE: Canção Nova