Na Canção Nova, aprendemos a oração ao ritmo de vida, aprendemos a estar em oração em todos os momentos. Na simplicidade do que estamos fazendo ou vamos fazer, oferecemos a Deus, clamamos a Ele e Lhe agradecemos. Estamos, constantemente, em contato com Ele, que nos ama.
É uma oração que se aplica a cada um de nós, porque, por exemplo, ao lavar a louça, rezo por aquilo que me preocupa, oro em línguas, canto. Ao tomar banho, eu louvo, choro, suplico, entrego.
Ao sair de casa, na hora das refeições, na hora de alguma dúvida sobre o que fazer: “Senhor, ilumina-me, dá-me Tua sabedoria nesta hora, nesta situação”. Uma oração verdadeiramente ao ritmo do que vivo, do que faço; e Deus está sempre presente e quer ser buscado.
De Dom Bosco se dizia: “Dom Bosco tem tantas atividades, não para. Quando é que Dom Bosco reza? Responderam: Quando é que Dom Bosco não reza?” Que seja assim, para você e para mim: “Quando é que não rezamos?”.
Rezo pelos meus filhos quando lembro deles várias vezes no dia. Rezo pelo meu trabalho, pelos meus familiares. Rezo por quem não conheço e vejo passar por mim na rua, numa situação que parece exigir um socorro do Alto. Rezo pelas pessoas que vêm a minha mente, por pessoas que amo, mas também por aquelas pessoas que não amo, que só tenho julgamento a respeito delas. Paro o pensamento de pecadora que sou e já digo a Jesus: “Abençoa, Senhor, essa pessoa, essa situação! Mesmo com a raiva que estou, não deixe chegar, Senhor, até essa pessoa a minha raiva, mas que chegue até ela a Sua bênção!”.
Vai valer a pena! Vamos tentar?
Se não souber como fazer, use pequenas jaculatórias e as repita várias vezes no dia;
Diante de uma dificuldade, em vez de reclamar, diga: “Jesus, eu confio em vós!”;
Quando estiver alegre, agradecida, reze como Maria: “Minha alma Glorifica ao Senhor”;
“Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8);
Quando tiver de tomar uma atitude ou decisão, ou até corrigir os filhos: “Nossa Senhora, Mãe Rainha, põe Tua mão no lugar da minha”.
E, assim, tantas outras orações curtinhas que podem nos ajudar.
FONTE: Canção Nova