Na manhã deste sábado (26/01), o Papa vai deixar a Nunciatura Apostólica da capital panamenha para ir, de papamóvel, à Catedral de Santa Maria La Antigua, onde presidirá à Santa Missa, com a dedicação do altar da Basílica, na presença de numerosos Sacerdotes, Consagrados e Movimentos Leigos.
Catedral do Panamá
A Catedral Basílica de Santa Maria La Antigua, é sede da Cúria Episcopal da Arquidiocese do Panamá, consagrada em 1796. O templo, construído em 1674, ficou quase abandonado até 2003, quando foi restaurado. Agora é um dos lugares turísticos mais importantes do bairro Casco Viejo.
O altar-mor, que o Papa dedicará, na manhã de hoje, foi construído no inicio do século XIX.
Santa Missa
Ao chegar à Catedral de papamóvel, o Papa será recebido pelo Capítulo Metropolitano, guiado pelo Arcebispo José Domingo Ulloa Mendieta. O Santo Padre deporá uma rosa de prata aos pés da estátua de Santa Maria La Antigua.
Após a celebração Eucarística, que terá como tema de meditação o trecho evangélico de São João “Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e verdade”, o Santo Padre se transferirá ao Seminário Maior São José. Ali, almoçará com o Arcebispo da Cidade do Panamá, e com dez jovens de diversas nacionalidades, representantes dos seus coetâneos que participam da JMJ.
Por fim, Francisco visitará a pequena Capela do Seminário, onde se deterá por alguns momentos em oração, e cumprimentará os 50 seminaristas presentes.
Após a visita ao Seminário arquidiocesano, o Papa se dirigirá à Nunciatura Apostólica do Panamá. Depois de um breve descanso, se transferirá, na parte da tarde, ao Campo São João Paulo II, situado a 25 quilômetros da Nunciatura, onde presidirá à solene Vigília de Oração, com os milhares de jovens da JMJ.
Com esta celebração, o Santo Padre concluirá seu penúltimo dia de atividades em terras panamenhas.
Rádio Vatícano – Vatican News transmitem as duas cedlebrações com comentários em português.
Radio Vaticano