No final da tarde desta sexta-feira, momentos de música, poesia e dança levaram descontração aos participantes do Sínodo que caminha para a sua conclusão. O secretário geral do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri, deu um show a parte ao piano. Ao final, os jovens auditores presentes na XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, leram e entregaram uma carta ao Papa Francisco, assinada com canetas de cores diferentes. Eis a íntegra da mensagem dos jovens:
Caríssimo Papa Francisco,
nós jovens, presentes no Sínodo, queremos colher esta ocasião para exprimir a você a nossa gratidão por nos ter dado o espaço para fazer juntos este pequeno pedaço da história. As ideias novas necessitam de espaço e você nos deu este espaço. O mundo de hoje, que apresenta a nós jovens oportunidades inéditas junto a tantos sofrimentos, tem necessidade de novas respostas e de novas energias de amor. Tem necessidade de reencontrar a esperança e de viver a felicidade que se experimenta no dar mais que receber, trabalhando por um mundo melhor.
Nós queremos afirmar que compartilhamos o seu sonho: uma Igreja em saída, aberta a todos, sobretudo aos mais vulneráveis, uma Igreja “hospital de campanha”. Já somos parte ativa desta Igreja e queremos continuar a nos comprometer concretamente para melhorar as nossas cidades e escolas, o mundo sócio-político e os ambientes de trabalho, difundindo uma cultura da paz e da solidariedade e colocando no centro os pobres, nos quais se reconhece o próprio Jesus.
Ao final deste Sínodo, desejamos dizer a você que estamos contigo e com todos os bispos da nossa Igreja, mesmo nos momentos de dificuldades. Pedimos a você para continuar o caminho que tomaste e prometemos a você o nosso total apoio e a nossa oração diária.
Vaticano, 26 de outubro de 2018.
Radio Vaticano