“Começa hoje em Dublin o Encontro Mundial das #Famílias. Vamos nos unir em oração por todas as famílias do mundo, especialmente por aquelas em dificuldade. @WMOF2018 @LaityFamilyLife”. É o tuíte do Papa Francisco publicado esta manhã dedicado ao IX Encontro Mundial das Famílias, que tem início nesta terça-feira (21/08) na capital irlandesa com a participação de famílias de 116 países dos 5 continentes.

Abertura do Encontro das Famílias marcada pela oração

A cerimônia de abertura do Encontro Mundial das Famílias terá como tema “a alegria do amor nas famílias é também a alegria da Igreja” e será caracterizada pela oração com uma particular dimensão ecumênica. A cerimônia será realizada às 19h45 contemporaneamente em Dublin, e em todas as 26 dioceses da Irlanda. “Iniciaremos recordando que caminhamos nas pegadas dos Santos e dos que nos transmitiram a própria fé – evidenciam os organizadores do Encontro – Acolhemos Cristo, que é a nossa luz incessante, cantemos e rezemos hinos, Salmos e cânticos, queimaremos incensos e rezaremos por toda a família humana diante de Deus nosso Pai”.

A partir de amanhã o Congresso Pastoral, esperando o Papa

Na quarta-feira (22/08) terá início na Royal Dublin Society (RDS) o Congresso Pastoral de três dias com mais de 60 workshop e debates, todos inspirados no documento pós-Sinodal “Amoris laetitia”. Na sua Carta de Convocação para o Encontro Mundial das Famílias o Papa expressou seu desejo de que o Encontro pudesse oferecer às famílias uma “oportunidade de compartilhar e aprofundar os ensinamentos da Exortação pós-Sinodal”.

Durante o Congresso haverá um programa especial de atividades de entretenimento para crianças.

O ponto alto do Encontro será dia 25 com o Festival das Famílias e dia 26 com a grande Missa no Phoenix Park, ambos com a presença do Papa Francisco.

Sobre o Encontro Mundial das Famílias nós conversamos com o Padre Douglas de Freitas, Doutor em Família…

Radio Vaticano

Foram três anos de preparação, desde que Dublin foi anunciada como cidade-sede do Encontro Mundial das Famílias 2018, durante missa presidida pelo Papa Francisco no encerramento da edição anterior, em Filadélfia, Estados Unidos.

Depois de comissões serem formadas, reuniões e mais reuniões organizadas, milhares de voluntários recrutados e logística definida, a capital da Irlanda se torna por seis dias, a partir de hoje, o centro das atenções da Igreja Católica em todo o mundo.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura se realiza hoje, simultaneamente nas 26 dioceses irlandesas, a partir das 19 horas, horário local. Em Dublin, sede do encontro, a celebração da Oração da Noite será no centro de convenções RDS, onde também acontecerá o Congresso Pastoral entre quarta e sexta-feira. A celebração tem caráter ecumênico e todas as igrejas cristãs do país foram convidadas a tocar os sinos para marcar o início das atividades.

O tema da 9ª edição do Encontro Mundial das Famílias está centrado na exortação apostólica pós-sinodal Amores Laetitia, do Papa Francisco: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. O tema será aprofundado ao longo dos três dias de congresso por meio de palestras, debates, testemunhos, além de atividades para crianças e jovens.

Cardeais, teólogos, religiosos e leigos estão encarregados de conduzir as atividades, que irá percorrer os mais diversos tópicos do documento papal, abordando desde a preparação para o matrimônio nas paróquias até a espiritualidade da família. Temas atuais como o acolhimento e inclusão de homossexuais nas comunidades e os desafios no âmbito familiar também fazem parte da programação.

Papa encerra o evento

A chegada do Papa Francisco à capital irlandesa está prevista para a manhã de sábado. Após encontros diplomáticos e com população em situação de rua, o Pontífice participa do Festival das Famílias, um grande momento de shows e testemunhos no estádio Croke Park.

No domingo, na parte da manhã a oração do Angelus no Santuário de Knock e na parte da tarde o Santo Padre preside a Eucaristia de encerramento no Phoenix Park, onde são esperadas 500 mil pessoas. No final da celebração será anunciada a sede do próximo Encontro Mundial.

 

Radio Vaticano