O Santo Padre propõe ao Apostolado da Oração, neste mês de agosto, uma vídeo-mensagem intitulada: “As famílias, um tesouro”.

Por isso, o Papa propõe a seguinte intenção Universal para este mês de agosto: “Para que as grandes escolhas econômicas e políticas protejam as famílias como um tesouro da humanidade”.

Vídeo-mensagem

Na sua vídeo-mensagem, Francisco afirma: «Ao falar das famílias, muitas vezes me vem à mente a imagem de um tesouro. O ritmo de vida atual, o estresse, a pressão do trabalho e também a pouca atenção das instituições podem colocá-las em perigo.

Não é suficiente falar da sua importância; mas é preciso propor medidas concretas e desenvolver seu papel na sociedade, mediante uma boa política familiar.

Peçamos juntos, a Jesus, para que as grandes escolhas econômicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade».

Semana da Família

Em sintonia com a vídeo-mensagem do Papa para o Apostolado da Oração, a Igreja no Brasil também irá celebrar a Semana Nacional da Família, de 12 a 18 próximos, sobre o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo” em preparação ao IX Encontro mundial da Família a realizar-se em Dublin, na Irlanda, de 22 a 26 de agosto.

Falando sobre o tema central da Semana da Família, o bispo de Osasco (SP) e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa de Sousa afirma: “O Evangelho da Família ressalta o lado positivo da Família, como boa notícia, como bem, como dom de Deus”. A segunda parte do tema “alegria para o mundo”, acentua o fato de que ser família não é um aspecto doutrinal, um valor apenas para cristãos ou pessoas religiosas, mas uma riqueza para o mundo e para toda a humanidade”.

Encontro Mundial das Famílias

De fato, de 22 a 26 de agosto, terá lugar em Dublin, Irlanda, o IX Encontro Mundial das Famílias na presença do Papa Francisco.

A este respeito, Dom João Bosco faz votos de que “este encontro possa reforçar o trabalho de evangelização, realizado pela Pastoral Familiar; esclarecer questões e chamar a atenção de todos para a importância da família, instituída segundo a vontade de Deus, a fim de que se torne “alegria para o mundo”.

O Brasil estará representado no Encontro Mundial da Família, em Dublin, além das numerosas famílias inscritas, por Dom João Bosco, Presidente da Comissão para a Vida e Família da CNBB, o assessor nacional da Comissão, Padre Jorge Alves Filho, e o casal coordenador da Pastoral nacional Familiar, Luiz Zilfredo e Carmen Rodrigues Stolf. (Notícias da CNBB).

Radio Vaticano

Dom Ladislav Nemet, presidente da CIM (Coetus Internationalis Ministrantium) que organizou a XII Peregrinação Internacional dos Ministrantes faz um balanço positivo dos frutos deixados pelo evento que se conclui nesta sexta-feira (03/08).

“Busca a paz e vai ao seu encalço” (Salmo 33,15b) foi o lema escolhido para a peregrinação dos coroinhas que teve seu ponto alto no encontro com o Papa Francisco na Praça São Pedro, na terça-feira, 31 de julho.

“O encorajamento do Papa Francisco de trabalhar pela paz começando com nós mesmos e com a nossa família sem qualquer dúvida será a mensagem mais forte que os jovens levarão para casa”.

O sucesso do evento deve-se ao espírito de comunhão

Para Dom Nemet, “depois de quatro dias de eventos podemos dizer tudo deu certo” referindo-se às várias iniciativas que marcaram a peregrinação. O bispo falou que o “espírito de comunhão” animou os vários encontros e as Missas celebradas em várias línguas.

Papa Francisco próximo dos coroinhas

Dom Nemet recorda que o momento mais importante foi a audiência com o Papa Francisco na Praça São Pedro, na terça-feira (31/07): “Ele esteve sempre presente com seu afeto e a sua oração. Um momento emocionante foi quando o Santo Padre disse-me para perguntar em alemão (a maioria era de língua alemã) aos ministrantes se eles sentiam-se encorajados com as suas palavras”. Enfim o bispo falou sobre o minuto de silêncio que o Papa pediu aos jovens: “Foi a primeira experiência deste tipo, 80 mil pessoas em silêncio na Praça São Pedro em comunhão com a Igreja demonstram que Deus age no coração de todos nós”.

Ministrantes com luz nos olhos

O entusiasmo dos jovens coroinhas foi o centro das palavras do bispo Stefan Oster: “Apesar dos 40 graus debaixo de um sol forte os jovens viveram com grande alegria uma experiência que ficará para sempre dentro de cada um”. “Ontem a noite – prosseguiu – encontrei um grupo de ministrantes que fez o percurso das Sete igrejas depois do encontro na Praça São Pedro, estavam cansados mas tinham os olhos brilhantes”.

As emoções dos ministrantes

As emoções destes dias foram testemunhadas também por dois ministrantes. O alemão Jones Ferstl e o britânico Cedric Fernandes falaram da “belíssima atmosfera” que encontraram em Roma, das amizades que nasceram com os jovens de outras dioceses, das palavras de encorajamento recebidas do Papa e da sua participação na vida da Igreja. Ambos manifestaram o propósito de voltar à Roma para a próxima Peregrinação.

Radio Vaticano