Vocacional

Vocacional

VOCACIONAL MARIA SERVA DA TRINDADE

“Não tenhais medo de dar sim a vontade de Deus, se sentes atraído pelo carisma Maria Serva da Trindade. Pois, se em sua identidade o Senhor Jesus imprimiu a marca desse carisma, entregue sua autonomia, crie disponibilidade para servi-LO e confie na providência divina, assim como fez a Virgem de Nazaré”. (Eduardo – Badu)

 

Quando Deus chama alguém para realizar a sua obra aqui na terra, Ele revela a mensagem e as consequências deste chamado. Ocorre que, não somos capazes de compreendê-lo plenamente.

 

Com Maria não foi diferente, embora sendo imaculada e preparada por Deus para este momento histórico da salvação da humanidade, Ela não sabia tudo o que acarretaria o apelo de Deus em sua vida. Ela não compreendia, no momento da anunciação, para onde Deus a estava conduzindo, contudo, consentiu livre e alegremente, a proposta de Deus, entregando toda sua “autonomia” (suas vontades e projetos) para que se cumprisse plenamente o querer de Deus em sua vida (Escritos do Fundador da CMST).

 

Diante da beleza do chamado especifico de Deus, para vivência de uma vocação, o candidato (a) precisa, a exemplo da Virgem Santíssima, ter uma atitude de oração, silêncio-meditativo predisposição para colaborar com a graça de Deus.

 

Sabemos que a iniciativa do chamado vocacional na Bíblia é sempre de Deus e cabe ao homem e a mulher corresponder ao chamado de forma positiva e ser feliz ou frustrá-lo, assumindo uma vida sem sentido e infeliz.

 

Aqueles que são seus discípulos já o buscam (cf. Jo 1, 38), mas é o Senhor quem os chama: “Segue-me” (Mc 1, 14; Mt 9,9). É necessário descobrir o sentido mais profundo da busca, assim como é necessário propiciar o encontro com Cristo que dá origem à iniciação cristã, como nos relata o Documento de Aparecida.

Por isso, precisamos alimentar esse desejo da busca com uma vida de oração séria. “Não se pode discernir uma vocação sem mergulhar no coração de Deus e extrair dele a força impulsionadora que nos cura, liberta e nos possibilita o encontro maravilhoso com o seu amor e a confirmação da nossa identidade, que é o carisma (vocação) que Ele infundiu em nós antes do nosso nascimento”.

 

O ENCONTRO VOCACIONALse inicia no mês de Maio com o Retiro Quem Como Deus, que trabalha a dimensão do anúncio“Querigmático”.

 

Neste sentido, o candidato que deseja iniciar o processo vocacional precisará frequentar a nossa casa de Evangelização e participar de nossos apostolados; fazer o Retiro em Maio e ser acompanhado por uma pessoa da comunidade no atendimento de oração para discernir e amadurecer o chamado.

 

Sendo acolhido no Vocacional o candidato participará dos encontros vocacionais que acontecem bimestralmente;  participar de forma efetiva da escola de formação de discípulos missionários e o Projeto Isabel para se colocar já no ritmo do carisma, a fim de manifestar ao mundo, com sua vida e testemunho, a face de uma Igreja que é Mãe que vai ao encontro dos seus filhos.

 

O Segundo ano do vocacional se chama ETAPA DE EXPERIÊNCIA na qual o candidato começa a participar um pouco mais da vida interna da comunidade, passando a ter os encontros mensais (no último domingo de cada mês), que sãos os colóquios comunitários, recebendo da comunidade uma pessoa que passará a ser o seu formador ou formadora pessoal.

 

Esta etapa é fundamental para comprovar se o candidato possui maturidade e predisposição em viver fraternalmente em comunidade e se porta os traços da vocação Maria Serva da Trindade. 

 

Passando por esta etapa vocacional o  candidato será admitido  no Postulantado 1 e 2, depois Discipulado 1 e 2 e, por fim, a realização das promessas assumindo sua consagração de vida no Carisma e Vocação Maria Serva da Trindade.

 

Equipe Vocacional Maria Serva da Trindade

vocacional@mariaservadatrindade.com.br