Arquidiocese do RJ recebe imagem peregrina da Virgem de Nazaré

Compartilhe essa Pagina

A Arquidiocese do Rio de Janeiro se prepara para receber pela 11ª vez, de 2 a 4 de agosto, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses e Rainha da Amazônia. Neste, o Círio no Rio tem como tema: “Maria, Mãe da Igreja”.

A peregrinação no Rio acontece desde 2009, por uma iniciativa do Cardeal Orani João Tempesta, que já foi arcebispo de Belém do Pará, entre 2004 e 2009.

Trazida pela diretoria do Círio de Nazaré, a imagem chegará de Belém na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 6h40, e será recepcionada na Base Aérea do Galeão. De manhã, a imagem peregrinará na área de abrangência da Arquidiocese de Niterói. Às 12h, a imagem retorna para a Arquidiocese do Rio, quando começa a programação, que terá seu encerramento no domingo, dia 4 de agosto, às 16h30, com o Mini-Círio na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari.

Rio das Pedras
Pela primeira vez, a imagem peregrina estará visitando a Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, cuja comunidade é integrada na sua maioria por fiéis das regiões Norte e Nordeste do país.

“Quando Dom Orani vem celebrar na paróquia, muitos fiéis vêm cumprimentá-lo e dizem que já o conheciam quando foi arcebispo em Belém. Para atender esses fiéis da Região Norte do Brasil, decidimos receber a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Tenho certeza que os paraenses que agora moram aqui ficaram contentes, por ver a sua padroeira. Nosso desejo é resgatar a devoção do povo, que às vezes se perde nos centros urbanos. De maneira simples, desejamos que a devoção popular de nossos fiéis permaneça viva nos seus corações”, disse o pároco, padre Marcos Vinício Miranda Vieira.

Dia do Padre
O Dia do Padre, que se comemora no dia 4 de agosto, na memória de São João Maria Vianney, neste ano, por cair num domingo, será celebrado no sábado, dia 3 de agosto, às 9h, na Catedral de São Sebastião, com missa transmitida ao vivo, para todo o Brasil, pelas RedeVida de Televisão, Rádio Catedral e WebTV Redentor.

“Este ano, a visita da imagem peregrina da Mãe de Deus ganha um sentimento de filiação por parte dos padres, que estarão reunidos no dia 3 de agosto para comemorarem o seu dia. Temos certeza que os padres e os fiéis estarão sob as bênçãos de Maria, que irá revelar o amor de Deus para todos os fiéis da nossa cidade”, disse o pároco da Catedral, cônego Cláudio dos Santos.

Irmãs de Nossa Senhora de Belém
No sábado, dia 3 de agosto, às 16h, a imagem peregrina estará em visita ao Convento de Nossa Senhora de Belém, no Pechincha. Segundo a irmã Stella Maria, a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é para as Irmãs de Belém motivo de particular alegria.
“Nossa mãe fundadora e superiora geral, Madre Maria Helena Cavalcanti, nasceu em Belém do Pará, onde tem ainda primas e primos muito queridos. Lá, estão as suas raízes. Desde pequena, aprendeu a amar e confiar em Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia”, disse.

Copacabana
No domingo, dia 4 de agosto, a imagem peregrina estará na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, administrada pelos padres barnabitas, os mesmos que cuidam da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.
“Nossa paróquia recebe todos os anos, com muita alegria, a imagem peregrina. Ela é aguardada com muito amor pelos nossos paroquianos, principalmente aqueles que são provenientes do norte do país, como uma forma de expressar seu amor a Virgem de Nazaré. Em preparação à visita à paróquia, envia nas casas imagens peregrinas que visitam as famílias para momentos de oração e partilha de experiências, e tudo isso culmina com uma grande procissão e festa que realizamos todos os anos, saindo da paróquia em direção à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana”, disse o vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, padre Rafael Borges.

Acari
Todos os anos, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari, prepara uma programação especial para celebrar a padroeira e receber a imagem peregrina de Belém do Pará.
Segundo o pároco, padre Sérgio Júlio, a programação começa com uma semana de oração em preparação para o Círio, de 28 de julho a 3 de agosto, com missa, às 19h30, presidida por sacerdotes convidados. No dia 3 de agosto, a missa será animada por músicos católicos. No dia 4 de agosto, haverá o Círio das Crianças, com berlinda e corda, saindo da frente do hospital em direção à matriz, seguido de almoço a ser vendido.
“Às 16h30, estaremos em frente à Capela Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Brasil, em Acari, aguardando a imagem peregrina, onde acontecerá a procissão pela pista lateral da avenida, depois pela Avenida Pastor Martin Luther King, passando em frente ao Hospital de Acari, onde faremos uma oração pelos enfermos. Em seguida, seguiremos pela Rua Guaiuba em direção à matriz. Quando chegar, haverá missa solene, presidida por Dom Orani, seguida de noite de massas e apresentação da equipe DJs de Cristo para encerrar a festa com muitas músicas católicas”, disse o pároco.

Carlos Moioli

Programação

2 de agosto (Sexta-feira)
6h40 – Chegada da imagem, vinda de Belém, no Galeão
7h – Recepção na Base Aérea (oração)
7h30 – Saída do Galeão para a Arquidiocese de Niterói
8h – Chegada à Catedral São João Batista e oração
10h – Missa na Catedral São João Batista
11h30 – Procissão de retorno
12h – Entrega da imagem à Arquidiocese do Rio
16h – Visita à Dufry do Brasil
17h – Saída para a Paróquia São João Batista (Rio das Pedras)
19h – Chegada à Paróquia São João Batista (Rio das Pedras)
(Mini-Círio e, em seguida, missa e terço)

3 de agosto (Sábado)
9h – Missa na Catedral de São Sebastião, no Centro – Comemoração do Dia do Padre
12h30 – Visita à Capela Nossa Senhora de Nazaré, situada à Rua São Marcelo, 15 – Camorim. (Almoço)
15h – Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto (Ladeira da Freguesia, 375 – Freguesia – Jacarepaguá)
16h – Visita ao Convento Nossa Senhora de Belém (Rua Edgar Werneck, 217 – Pechincha)
17h30 – Visita – Paróquia Jesus de Nazaré – Maré ­- Bonsucesso
19h30 – Chegada à Igreja Nossa Senhora de Nazaré – Anchieta (acolhimento, missa e vigília, durante toda a noite)

4 de agosto (domingo)
9h – Missa na Igreja São Paulo Apóstolo, que fica na Rua Barão de Ipanema, 85 – Copacabana
11h30 – Missa – Basílica Santuário de São Sebastião, localizada na Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca
13h – Visita ao Centro de Tradições Nordestinas – São Cristóvão (almoço)
16h – Visita à Capela Nossa Senhora de Nazaré, situada à Praça da Amazônia s/nº – Cacuia
18h – Chegada à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses – Acari – Mini-Círio; em seguida, missa

Programação – 2 a 4 de agosto

Arquidiocese do Rio de Janeiro

Mais Artigos

NOTÍCIAS

Os parabéns ao Papa na festa de São Jorge

Salvatore Cernuzio – Vatican News As felicitações de todo o mundo estão se multiplicando nestas horas para o Pontífice argentino, Jorge Mario Bergoglio, no dia