Papa: o apostolado da prevenção é a chave contra os abusos

Compartilhe essa Pagina

A proteção dos menores é um “problema sério”. Todos nós conhecemos “a vergonha” que este problema trouxe à Igreja, de os nossos membros estejam envolvidos nesses crimes. “Ninguém deve abusar de menores, ninguém os impeça de encontrar Jesus.”

É o que afirma o Papa Francisco na mensagem de vídeo enviada, nos últimos dias, aos participantes do curso promovido, no México, pelo Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção de Menores (Ceprome). O curso prossegue até a próxima sexta-feira, 26 deste mês, na Pontifícia Universidade do México.

Prevenção

“Um curso importante”, ressalta o Papa, “para todos os menores, para que ninguém abuse deles”. “Deixai vir a mim as crianças”. Recordando as palavras de Jesus, Francisco enfatiza que qualquer um, seja religioso, leigo ou bispo, “que impeça uma criança de chegar a Jesus, deve ser detido em suas atitudes, corrigido, se estivermos em tempo, ou punido, se houver um crime”.

Ouça a reportagem

“Prevenir, prevenir”. “Esta é a chave”, acrescenta o Papa, “para garantir que as crianças não sejam abusadas”. “Este é o apostolado da prevenção”, ressalta o Pontífice.

“Dom Bosco intuiu isso e instituiu um modo de agir na educação que foi chamado de sistema preventivo, criticado nos períodos mais iluministas da instrução”, sublinha Francisco e mais tarde se percebeu que tinha um grande valor.

“Esse sistema”, explica o Pontífice, “tem um grande valor porque não se sabe nunca onde uma criança pode ser abusada, onde uma criança será desviada, onde irão ensiná-la a fumar drogas, o que é uma forma de corrupção”. “Não pensemos somente ao abuso sexual, mas a todo tipo de abuso”, acrescenta o Papa.

Atividade do Ceprome

O curso foi inaugurado no auditório da Pontifícia Universidade do México pelo núncio apostólico, dom Franco Coppola, com uma palestra focada no tema “A prevenção do abuso na Igreja latino-americana”.

O Ceprome nasceu de um acordo de colaboração, em 2016, entre a Pontifícia Universidade do México e o Centro de Proteção à Criança, sediado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O Centro, dirigido pelo sacerdote e psicólogo pe. Daniel P. Trevizo Portillo, também organizará o primeiro Congresso latino-americano sobre a prevenção de abuso de menores, programado de 6 a 8 de novembro próximo.

Na última terça-feira, 16 de julho, a Conferência Episcopal do México convocou um Dia de Oração pelas vítimas de abuso sexual perpetrado por religiosos.

Radio Vaticano

Mais Artigos

NOTÍCIAS

Os parabéns ao Papa na festa de São Jorge

Salvatore Cernuzio – Vatican News As felicitações de todo o mundo estão se multiplicando nestas horas para o Pontífice argentino, Jorge Mario Bergoglio, no dia