Papa nomeia novo bispo para a Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo

Compartilhe essa Pagina

A Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso estava vacante desde fevereiro de 2018, quando o Papa Francisco autorizou a transferência de dom Joseph Gébara para a Arquieparquia Greco-Melquita de Petra e Filadélfia, na Jordânia. Desde então, a Eparquia no Brasil estava sendo conduzida pelo bispo auxiliar de São Paulo (SP) dom Sérgio de Deus Borges, designado como administrador apostólico em 23 de maio de 2018.

Em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, a eparquia é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil, sendo uma das igrejas Sui Iuris. Foi instituída em 26 de maio de 1972 pelo papa Paulo VI, sendo sua Sé a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso, na cidade de São Paulo.

Monsenhor George Khoury

Nomeado bispo da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, monsenhor George Khoury é natural da cidade de Safita, no Estado de Tartous, no noroeste da Síria. Nascido em 1970, cursou faculdade de letras em Al-Baath Universidade-Homs, formando-se em 1992. Atuou como professor de língua inglesa nas escolas das periferias da cidade de Safita.

No final de 1994, entrou no convento de São Paulo, em Safita, onde estudou teologia de 1994 a 1998. Foi ordenado diácono em 1998 por dom Michael Yatim e sacerdote, em 1999, por dom Fares Maakaroun. Em 2000, pela autorização do patriarca Makssimos Hakim, foi enviado ao Brasil.

Desde então, atuou como pároco na catedral Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo (SP). Em 2003, foi transferido para a paróquia de São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Rio de Janeiro. Em janeiro de 2009, recebeu o título de monsenhor.

Possui especialização em Sagradas Escrituras e pós-graduação em Docência do Ensino Religioso pela faculdade Futura, de Votuporanga (SP).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado:

Saudação da CNBB ao Monsenhor George Khoury

Brasília-DF, 17 de junho de 2019

Prezado Monsenhor George Khoury,

Paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com o anúncio de sua nomeação feita nesta segunda-feira, 17 de junho, pelo Papa Francisco como novo bispo da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso.

Unimo-nos fraternalmente ao senhor por sua nomeação e reiteramos nossas preces e nosso afeto, extensivo a toda a comunidade melquita agora confiada ao seu pastoreio e a todo o povo sírio, rogando sempre pela paz em toda a Terra.

O Senhor sempre abençoe os seus caminhos e o seu ministério episcopal, com a intercessão materna de Nossa Senhora. Conte com nosso apoio e orações.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

(Fonte: CNBB)

Mais Artigos

NOTÍCIAS

Os parabéns ao Papa na festa de São Jorge

Salvatore Cernuzio – Vatican News As felicitações de todo o mundo estão se multiplicando nestas horas para o Pontífice argentino, Jorge Mario Bergoglio, no dia